Notícia

Intercâmbio de Integralidade

Seminário de Integralidade tem quatro dias de troca de saberes.
O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade chegou ao fim, com o clima de realização e dever cumprido, após quatro intensos dias de intercâmbio de experiências e debates, proporcionando reflexão e análise quanto à saúde pública no Brasil. As atividades do seminário aconteceram no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá (MT), entre 13 e 16 de agosto, com o tema principal Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação

A realização do evento foi fruto de parceria entre o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/UERJ) e o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT).

Julio Muller (NDS/ISC/UFMT), representando a comissão local, afirmou ter sido “uma honra ter podido ajudar na organização de um evento que traz a oportunidade de ampliar um debate que vem sendo travado na comunidade mato-grossense e no Brasil como um todo, que são as questões que afetam no direito à Saúde e o SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Já Roseni Pinheiro (Lappis/IMS/UERJ) destacou o sucesso a partir da inserção de atividades que não aconteceram nos seminários anteriores, como os minicursos e a tenda Paulo Freire, e na tentativa de assegurar um seminário inclusivo, para a maior diversidade possível de públicos. “Aceitamos o desafio de nos comunicar, ao trazer intérpretes da Língua de brasileira de sinais. A ideia era buscar e oferecer maior acessibilidade em todas as direções, a diferentes usuários/as e parceiros/as e acredito que estamos logrando mais uma etapa de uma edição itinerante”, comemora a coordenadora do Lappis e idealizadora do Projeto Integralidade.

Notícias – Durante os dias de Seminário, as equipes de comunicação do NDS e do Lappis disponibilizaram a cobertura completa do evento, por meio de textos, fotos, vídeos e podcasts, que podem ser encontrados no hot site do XIII Seminário da Integralidade. Mais informações também foram publicadas na página do Lappis no Facebook.

O seminário teve início na terça-feira, 13 de agosto, com a realização de dez minicursos na UFMT, que oportunizaram a troca de experiências e saberes entre estudantes, diferentes segmentos da saúde coletiva e professores/as. Também no primeiro dia de seminário, foi realizada uma Ágora com Apoiadores/as Institucionais e Humanização da Região Centro-Oeste, conduzida pelo professor Gustavo Nunes de Oliveira, coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. 

Na quarta-feira, 14 de agosto, começou de fato o ciclo de debates, no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, com mesa-redonda com o tema O cuidado na atenção primária e nas redes de atenção à saúde e outra sobre Comunicação, Saúde e Sociedade. Na Conferência Magna, o professor José Ricardo Ayres, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP)falou sobre Cuidado: Trabalho e Integralidade nas Práticas de Saúde. 

Já em 15 de agosto, quinta-feira, logo após uma cerimônia de abertura que mostrou um pouco da cultura matogrossense para os/as participantes, foi promovido um debate sobre (In)visibilidade Social e a Luta por Reconhecimento do Direito de Ser e Ter: A Produção do Comum. Na segunda parte do dia, o tema discutido foi a Gestão Democrática e a Humanização do Cuidado.

No último dia do Seminário, 16 de agosto, sexta-feira, uma mesa-redonda discutiu as Incubadoras da Integralidade – Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS e outra tratou do tema Espaço Público, Atores e Práticas Participativas de Mediação em Rede no SUS

Além dos debates, durante o Seminário e de atividades culturais diversas, foram desenvolvidas ações de saúde popular na Tenda Paulo Freire, e foi apresentada uma Mostra de Experiências em Saúde. Também teve lugar a VIII Reunião da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) da Integralidade em Saúde

Para a próxima edição do Seminário Integralidade, em 2014, a passagem está carimbada e o destino será a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Contamos com a sua participação!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*