Notícia

AD Extensão e Pesquisa na Pós-Graduação: Diálogos, Experiências e Desafios

Nos dias 08 e 09 de outubro de 2025, no Auditório do Instituto de Medina Social, realizou-se o I Simpósio de Integração Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva: diálogos, experiências e desafios em saúde coletiva, que contou, na mesa de abertura, com as presenças do Diretor Mario Roberto Dal Poz, da Pro Reitora de Extensão e Cultura Profa. Ana Santiago, com a Coordenadora do Mestrado Profissional Profa. Marcia Ney, a representante da BVS FIOCRUZ Luciana Daniele e a representante discente Mariana Gonzales. Com a recepção de boas-vindas, a mesa parabenizou a iniciativa de realização do evento, cujo objetivo principal foi estimular e fomentar uma maior integração e a incorporação das ações de extensão nas atividades acadêmicas da pós-graduacão.

Em seguida, foi iniciada a mesa dialogada: Curricularização da Extensão na Pós Graduação em Saúde Coletiva: alternativas de integração, diálogos e divulgação científica com os professores José Carlos Silva da UFPB, Eliana Golfarb da UNESP e Aluisio Gomes da Silva Junior da UFF. Prof. Silva fez um resgate conceitual e epistemológico sobre o termo extensão popular e a importância da educação popular em sua constituição para a inclusão da população e dos movimentos sociais nas ações de extensão. Profa. Eliana reafirmou a importância da interação Universidade, Serviço e Comunidade e a valorização da curricularização da Extensão na Pós-graduação.

Compartilhou a experiência de uma escrita conjunta entre pesquisadores e bibliotecas com uma pessoa que convive com HIV para a produção de um livro sobre sua vivência com a doença. Destacou ainda o pioneirismo da UERJ na promoção de políticas afirmativas. Prof. Aluísio apresentou a experiência do Observatório da Integração Ensino-Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela discussão de importante temáticas como a Pandemia de Covid-19, itinerários terapêuticos e a produção de informação nos territórios, buscando sempre garantir a participação dos comunicadores populares e a produção de material com os usuários. Enalteceu a busca por estratégias para o fortalecimento de parcerias para incrementar a educação permanente e as análises sobre os processos de trabalho por meio da realização de estágios e oficinas nos municípios conveniados.

Encerramento

Assista o Simpósio