XIII Seminário Clipping

Sala do cuidado: prática alternativas de saúde

Por Raiana Lira – Publicado originalmente no Observa RH
 
Em silêncio e de pé, Sueli Correa cuida da pessoa sentada em sua frente. Com as mãos ela percorre vários pontos do corpo transmitindo energias que relaxam, curam e,às vezes, fazem com que aquele que está sentado até durma. São apenas quinze minutos do tratamento alternativo chamado reiki, do japonês ‘atmosfera misteriosa’.
 
Maria de Lurdes há cinco anos  é reikiana, como se autointitula, e explica que a técnica com as mãos só é possível porque utiliza a energia natural das pessoas. “É o universo fluindo sua força e reoganizando os pontos das pessoas, através das nossas mãos”, garante.  
 
Além do reiki, os participantes do XIII Seminário Integralidade puderam conhecer na Tenda Paulo Freire diversas práticas alternativas de saúde, como massoterapia, auriculoterapia, homeopatia, mahikari e benzimento. A proposta é aliar o conhecimento popular nos cuidados com a pessoa para proporcionar melhor qualidade de vida.
 
Rodrigo Martins, estudante de graduação em saúde coletiva, também esteve presente na tenda e fez uma sessão de mahikari que, tanto quanto o reiki utiliza o poder das mãos, mas tem outras questões espirituais envolvidas. “Uma das melhores experiências da vida. O mahikari me transmitiu tranquilidade, equilíbrio e fluência de ideias”, afirma.
 
A Tenda Paulo Freire tem atividades previstas até sexta (16.08) no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante o seminário. Além da sala do cuidado, ainda terá rodas de diálogo, lançamento de livros e reuniões da Articulação Nacional de Educação Popular e Saúde (Aneps).
 
XIII Seminário Integralidade
 
O seminário está sendo transmitido ao vivo aqui. Confira a programação:
 
Dia 14 (Hotel Fazenda Mato Grosso)
17h – Conferência magna: Cuidado – Trabalho e Integralidade nas práticas de saúde.
 
Dia 15 (Hotel Fazenda Mato Grosso)
9h30 – Mesa-redonda: (In)Visibilidade Social e a luta por reconhecimento de direito de ser: a produção do comum.
14h – Mesa-redonda: Gestão democrática e humanização do cuidado.
 
Dia 16 (Hotel Fazenda Mato Grosso)
9h – Mesa-redonda: Incubadoras da integralidade – Trabalho em Equipe e educação permanente para o SUS.
14h – Mesa-redonda: Espaço público, atores e práticas participativas de mediação em rede no SUS.
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*