Listamos aqui os integrantes da Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora da Integralidade em Saúde, como resultado de um empreendimento humano e coletivo de incluir participantes das atividades de pesquisa-ensino-extensão das instituições parceiras e genuínas de composição do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS e das IES (Instituições de Ensino Superior) envolvidas. Trata-se de uma estratégia de visibilidade de atores-autores dessa rede, contribuindo para reafirmação das funções essênciais da universidade, ao mesmo tempo que afirma sua dinamicidade.

Alexandre Trino
Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1991). Mestrado em Saúde Coletiva (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000). Doutorado em Informação e comunicação em Saúde – ICICT/FIOCRUZ (2020). Atualmente é Professor de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e Assessor Técnico da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis da Secretaria de Estado de Saúde. Foi Coordenador dos Consultórios na Rua De Niterói (2018-2022)

Aluísio Gomes da Silva Junior
Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996) Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981. Professor Titular do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, sendo docente da Universidade Federal Fluminense-UFF. desde 1983 Atualmente é, Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde- GEGES – ISC-PROPPi-UFF(GP CNPq) , Pesquisador associado do Laboratório de Pesquisas Sobre Práticas de Integralidade em Saúde- LAPPIS-IMS-UERJ (GP CNPq) e Pesquisador Associado do Observatório de Recursos Humanos em Saúde-UFMG (GP-CNPq). Atua na graduação de Medicina e nas Pós-graduações em Saúde Coletiva (Mestrado-ISC-UFF); Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado-UFRJ-UFF-FIOCRUZ-UERJ); Justiça Administrativa (Mestrado Profissional- UFF). É membro do comitê gestor da Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde -ABRASCO e Editor Associado do periódico APS em Revista; Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos tecnoassistenciais em saúde, Avaliação de serviços de saúde sob a ótica da Integralidade, Educação de profissionais de saúde, Integralidade em saúde e Saúde suplementar.

Ana Beatriz Dias Pacheco
Aluna do curso de graduação no Instituto de Psicologia da UERJ (IP/UERJ). Atuação como bolsista de IC no Laboratório de pesquisa sobre práticas de integralidade em saúde.
Curriculo Lattes

Ana Sílvia Gesteira
Pós-graduada em Letras (Especialização em Língua Francesa) pelo setor de publicações do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Editora Assistente da CEPESC EDITORA e tem experiência em tradução/versão e revisão de textos nos idiomas inglês, francês e português.

Bárbara Bulhões
Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Mestre em Saúde Coletiva e Sanitarista. (UFF). Pesquisadora do ResiliSUS – Grupo de Estudos em Tecnologias de Gestão, Sociais e da Informação para a Resiliência em Saúde Pública. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Administração em Saúde. Atuando nas temáticas sobre práticas e saberes em saúde; Integralidade em Saúde; Direito à saúde; Direitos humanos; Ativismo Político, Atenção Integral a Saúde das Mulheres, Mulheres e Autonomia; Gênero e saúde; Cuidado em saúde; Tecnologias sociais; Redes de Cuidados Comunitários; Coordenação do cuidado; Organização social do cuidado; Promoção da saúde e prevenção de doenças; Educação em saúde; Gestão e avaliação de políticas e programas em saúde.

Bethânia Assy
Doutora em Filosofia pela New School for Social Research, NY-USA (2003) e Pós-Doutorado na Birkbeck Law School, London University. Coordenadora Adjunta da Cátedra Unesco (Puc-Rio): Direitos Humanos: Violência, Governo e Governança e do Núcleo de Direitos Humanos (Puc-Rio). Professora do departamento de direito da Puc-Rio e Professora adjunta na UERJ.

Carolina Passos Sodré
Mestranda do Programa de Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Enfermeira preceptora do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (PREFC) atuando no CMS Hélio Pellegrino. Especialista em Saúde da Família nos moldes residência pela (SMS/UERJ). Area de interesse: saúde sexual planejamento reprodutivo e cuidado reprodutivo, educação permanente em saúde com ênfase na integração ensino serviço, nos níveis: médio e de residência

César Augusto Paro
Doutor em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. Mestre em saúde Coletiva Pelo Instituto de Mediicna social da UERJ. Como sanitarista atua em ações de ensino, pesquisa e extensão a partir da perspectiva da Educação Popular em Saúde. Professor Adjunto e Coordenador de Estágios da Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).É ator e performer, possuindo experiência com pesquisa baseada em artes, teatro do oprimido, palhaçaria e performance urbana. Áreas de Interesse: de formação de profissionais de saúde, educação popular em saúde, educação em saúde, promoção da saúde, práticas artísticas em saúde e integralidade em saúde.

Cristina Muller
Pós-Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás – UFG/GO (Mar2018-Fev2019). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP (2010). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul /PUCPOA (1998). Graduada em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo – UPF/RS (1995). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina? UEL/PR, onde atua no Departamento de Filosofia desde o ano de 2000. Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora do referido Programa de Pós-Graduação no biênio 2022-2023. Participante do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia Política Contemporânea da ANPOF, onde foi coordenadora no biênio 2016-2018. Concentra suas pesquisas na área de Filosofia Política e Ética com ênfase em Hannah Arendt. Desde 2018 incluiu nas suas investigações a temática acerca da presença da Mulher na Filosofia.

Dario de Sousa e Silva Filho
Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Pesquisador em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade da pobreza, populações de rua e conflitos urbanos, sociologia urbana, Favela, juventude, estratificação e violência. Atualmente desenvolve a pesquisa “A Máquina de Fazer Párias: Vida nas ruas, redes do crack e territorialidade da pobreza criminalizada no Rio de Janeiro.

Edvaldo da Silva Nabuco
Graduado em Jornalismo (Centro Universitário de Barra Mansa) e Graduado em Filosofia (UFRJ) e Mestre em Memória Social (UFRJ). Atualmente é Pesquisador colaborador da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública. Áreas de Interesse: Memória, Luta Antimanicomial, Poder, Resistência.

Erika da Silva Dittz
Doutora em Ciências da Saúde (UFMG). Atualmente é Terapeuta Ocupacional da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializado na assistência à mulher e ao recém-nascido. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino e a Prática de Enfermagem (NUPEPE)- EEUFMG. Área de Interesse: integralidade; neonatologia; saúde mental; política de saúde; saúde coletiva.

Fabio Hebert da Silva
Doutor em Educação (UFES) Professor Adjunto do Curso de Psicologia da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES. Áreas de Interesse: Análise Institucional, Políticas Públicas, Ética, Saúde, Processos de Formação, Transdisciplinaridade e articulação entre Psicologia, Filosofia e Literatura.

Fátima Aparecida Ticianel Schrader
Mestre em Saúde Coletiva (UFMT). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Especialista no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Áreas de Interesse: Programa de Saúde da Família, Gestão do Sistema Municipal de Saúde, Avaliação de Implementação de Programa.

Fernando José Herkrath
Doutor em Saúde Coletiva, área de concentração Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador em Saúde Pública no Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz Amazônia e Professor Adjunto da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. docente permanente do Programa de Pós-graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA – Fiocruz Amazônia), do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA), do qual esteve como coordenador de 2020 a 2022, e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (UEA / UFAM / Fiocruz Amazônia). ORCID ID

Francini Lube Guizardi
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua na Fiocruz Brasília. Compõe o Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS) e o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). Atua como editora associada da Revista Interface – saúde, educação e comunicação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, principalmente nos temas: gênero e direitos humanos, educação profissional em saúde, políticas públicas, Estado e democracia institucional.

Francisco Javier Ortega Guerrero
Doutor em Filosofia – Universität Bielefeld, Alemanha. Atualmente é Research Professor de ICREA (Catalan institution for Research and Advanced Studies) no MARC (Medical Anthropology Research Center) da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, Espanha, vice-diretor do Medical Anthropology Research Center) da Universitat Rovira i Virgili de Tarragona e professor visitante no Department of Global Health and Social Medicine do King’s College de Londres. Foi professor adjunto (2001-2011), professor associado (2011-2017) e professor Titular (2017-2022) do departamento de Ciências Humanas e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Glaucia Maria Ribeiro
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Administração Pública com ênfase em Direito Público. Professora Assistente “D” de Direito Administrativo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Advogada e Presidente da Comissão de Estudos em Direito Administrativo/OAB-AM. Membro do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). Membro do Conselho editorial da Editora Multifoco.

Iago Marafina de Oliveira
Doutorando em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2021) . Atuou como professor substituto no curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) -2020-2021. Possui atuações prévias no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), na Secretaria de Saúde de Pelotas (SMS – Pelotas), no Núcleo de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da UFPel (TECSOL) e em SRTs (Serviço Residencial Terapêutico). Áreas de interesse: Comunicação em Saúde, Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Psicologia Social e Saúde Mental em interface com o campo da saúde pública e economia solidária. Atualmente pesquisa a comunicação em saúde e desinformação.

Jaqueline Rodrigues Robaina
Doutora em Saúde Coletiva IMS/UERJ, Pós-Doutorado em Saúde Coletiva (UERJ). Área de interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, tabagismo, terapia cognitiva comportamental, psicologia e saúde coletiva.

João Paulo Brito
Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro – IMS/UERJ (2024). Mestre em Políticas públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz – Brasília. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialização em administração Hospitalar e serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiencia em gestão pública municipal, atuou como referência centralizada AAIS/DEPREPS/SGTES do Ministério da Saúde na implantação do Programa Mais Médicos, Assessorou a direção da Escola Fiocruz de Governo da Fundação Oswaldo Cruz – Brasília, coordenou o Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde e o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília Foi Diretor de Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe – SES-SE e assessor na Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão – SMS-SE. Exerceu na liderança da área de monitoramento e avaliação e na CGPLAD/DGAPS/SAPS/MS e atualmente coordena a área de inovação e Tecnologias Emergentes na AGSUS.

Juliana Lofego
Doutora em Comunicação e Saúde pelo ICICT/Fiocruz. Professora adjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFAC. Áreas de interesse: comunicação e informação em saúde, integralidade, pesquisa qualitativa, avaliação, regionalização no SUS, itinerário terapêutico, análise da imagem.

Kenneth Rochel de Camargo Junior
Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Pós-doutorado na McGill University. Professor Titular do IMS/UERJ, Associate editor do American Journal of Public Health e editor da revista Physis. Diretor do Departamento de Apoio à Produção Científica e Tecnológica (DEPESQ), Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2) da UERJ.

Klever Filpo
Doutor em Direito. Pós-Doc em Saúde Coletiva/IMS/UERJ (2019/2020) Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor da Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto Três Rios). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Administração de Conflitos (GIPAC/UCP-CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Formas Consensuais de Administração de Conflitos em Perspectiva Empírica (FOCA/ITR-UFRRJ-CNPq). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Laboratório de Práticas Consensuais do NPJ/ITR/UFRRJ. Participa do projeto de extensão Minuto do Direito, parceria entre o PPGD/UCP e a Rádio UCP (106,3 FM).

Lélia Maria Madeira
Doutora em Enfermagem (UFMG), Professora Adjunta da UFMG em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Especialização). Coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do Hospital Sofia Feldman. Áreas de Interesse: formação de recursos humanos da área da saúde, em especial, da enfermagem e na elaboração e coordenação de projetos de intervenção junto ao Ministério da Saúde.

Lilian Koifman
Professora Titular do Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) na Linha Educação em/na saúde: saberes e práticas e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) na Linha Educação e Cuidados em Saúde. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz (2002). Graduada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz (1996). Atuação na Saúde Coletiva, com ênfase na Formação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde, educação médica, currículo, reformulação curricular e integralidade na saúde.

Luciana Danielli de Araújo
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia. UFRJ (2018). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Coordena o Repositório ARCA FIOCRUZ. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, ciência da informação, biblioteconomia, bibliotecas virtuais e disseminação da informação.

Marcelo Luciano Vieira
Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Doutor em Ciências (ICICT/FIOCRUZ), Pós-Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). ; Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio Coordenador de Pesquisas do Decanato do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Líder do Grupo de Estudos do CNPQ: Engajamento Público, Pobreza, e instituições no âmbito da saúde coletiva; Membro da Cátedra Internacional de Interculturalidad y Pensamiento Critico. De la Universidad del La Serena no Chile.Tenente Coronel Assistente Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – ESDEC/SEDEC com pesquisas nas áreas Planejamento Estratégico; Pobreza; Política Públicas; Ciência; Saúde Coletiva – construção do conhecimento, imagens e sentidos na produção do cuidado de saúde. Atualmente é Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gestão de Riscos e Desastres Registrado no CNPq pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil – CEPEDEC, desenvolve atualmente estudos sobre epistemologias da Gestão de Riscos e de Desastres pelo ICTDEC/CEPEDEC.

Mariana Camargo Tumonis
Assistente Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, especialista em Serviço Social e Saúde e em Gestão Pública. Preceptora de residentes e supervisora de estagiários na equipe de Serviço Social do HUPE/UERJ. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Elizabeth Barros de Barros
Doutora em Educação (UFRJ), Professora Titular da UFES. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.

María Pía Venturiello
Sociologa. Doutorado em Doctorado en Ciencias Sociales – Universidad de Buenos Aires (2013). Atualmente é Coordinadora del Área de Salud y Población. do Instituto de Investigaciones Gino Germani. Universidad de Buenos Aires. Ayudante de primera ad honorem. Materia: Sociología de la Salud. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires e becaria posdoctoral -Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: discapacidad, cuerpo, familia, espacio físico e salud.

Marina Maria
Mestre em Ciências do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-ICICT/FIOCRUZ). Área de interesse: estudos a comunicação inclusiva e acessível em processos que colaborem para a disseminação democrática de informação de qualidade em defesa de direitos e da cidadania.

Neires Alves de Freitas
Doutora em Educação (UFRJ), Professora Titular da UFES. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.

Osvaldo de Sousa Leal Júnior
Professor Adjunto 4 do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (desde 2002), Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), Mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2002), Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (2003). Médico da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (2000-) com atuação no CRIE e no Telessaúde Acre. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde – LAPPIS (UERJ/ CEPESC/ CNPq) desde 2004 e da Incubadora de Integralidade Norte. Docente do Eixo de Atenção Primária, Saúde Indígena e Internatos em MFC e Rural do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre. Tutor do Programa Mais Médicos. Preceptor e supervisor adjunto do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FUNDHACRE. Membro da diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre. Coordena o Curso de Medicina da UFAC e Preside o Conselho Estadual de Saúde do Acre. Tem experiência na área de Medicina com ênfase na Atenção Primária, Educação Médica e Gestão em Saúde. Especialista em Bioética e Doutorando do Programa Doutoral em Bioética ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Pablo Francisco Di Leo
Doutor em Ciências Sociais (UBA). Pós-doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Investigador Adjunto CONICET com sede no Instituto de Investigações Gino Germani, Faculdade de Ciências Sociais (FSC- UBA). Áreas de Interesse: promoção da saúde, juventude violência, processo de individuação e vulnerabilidade social.

Paulo Henrique Martins
Mestrado em Sociologia – Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1979); Doutorado de Terceiro Ciclo (Doctorat de Troisième Cycle) em Sociologia – Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1979-1981); Doutorado Novo Regime (Nouveau Régime (1988-1991); Pós-doutorado na Universidade de Paris-Nanterre (2001); Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2007; Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE desde 1992; Bolsista de produtividade do CNPq, 1B; Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) (2011-2013); Vice-Presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) (2009-2012); Co-fundador do NUCEM (Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (UFPE); Membro da Academia Pernambucana de Ciência (APC); Membro dos conselhos editoriais de revistas cientificas: Revue du MAUSS (França); Revista Estudos de Sociologia (Pernambuco); Revista Sociologias (Rio Grande do Sul); Política Sociedade: Revista de Sociologia Política (Santa Catarina); Intersecções: Revista de Estudos Interdisciplinares (Rio de Janeiro); co-fundador e co-editor da REALIS (Revista de Estudos Anti-Utilitaristas e Pós-Coloniais) (Brasil); Articulista do Jornal O Povo, do Ceará, desde 2017; Tem produção acadêmica na área de Sociologia, particularmente nas áreas de Teoria Sociológica e Estudos Pós-Coloniais, Estudos sobre a Dádiva; Sociologia da Saúde e Sociologia do Poder.

Pedro Cruz
Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB, Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR (CNPq/UFPB). Coordenador do Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB” do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB. É Membro do Conselho Deliberativo da ABRASCO (2021-2024).

Richardson Jorge Almeida Meirelles
Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Valença/Rio de Janeiro (1994), atualização em Dentística Operatória pela Associação Brasileira de Odontologia/Seção Nova Iguaçú/Rio de Janeiro (1995), atualização em Endodontia pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (1998), especialização em Ortodontia pela Faculdade Souza Marques (2011), especialização em Micropolítica e Gestão em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2018), especialização em Saúde da Família pela UNYLEYA (2020), especialização em Saúde Coletiva, área de concentração Saúde da Família pela Universidade Federal da Bahia (2022). Mestre em Saúde da Família – ProFsaúde (UFF/Fiocruz/ABRASCO). Doutorando em Saúde Coletiva – área de concentração Política, Planejamento e Administração em Saúde (PPAS) – IMS/UERJ. Atualmente é Cirurgião Dentista da Estratégia em Saúde da Família, na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, tem experiência na área de odontologia com ênfase em Endodontia, Dentiística e Cirurgia Oral Menor e, ainda, professor preceptor de estagiários de odontologia bolsistas da SUSEME e professor preceptor de acadêmicos de odontologia da UNIGRANRIO e da UNESA na Clínica da Família Helena Besserman Vianna.

Rodrigo Pinheiro Silveira
Possui Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social IMS/UERJ (2014). Professor Associado da Universidade Federal do Acre (UFAC), Coordenador do Internato Rural do Curso de Medicina da UFAC, Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Fundhacre/Sesacre, Coordenador Adjunto do Núcleo Telessaúde Acre, Pesquisador do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis).

Roseni Pinheiro
Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis
Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Professora Associada do IMS/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS. Coordenadora do DINTER CAPES- IMS-UERJ/UEA 2014-2019. Coordenadora da Biblioteca Virtual Integralidade Saúde BIREME/PAHO/OPAS/OMS. Áreas de interesse: cuidado em Saúde, integralidade do cuidado, direitos humanos e saúde, gestão em saúde, cultura política, controle social.

Sâmia Feitosa Miguez
Cientista Social pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Coordenadora Institucional do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia – ILMD-FIOCUZ/UFAM/UEA. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Saúde e Ambiente na Amazônia – NISA. Coordenadora da Instituição Receptora do DINTER CAPES IMS-UERJ/UEA (2016-2019).

Tatiana Engel Gerhardt
Doutora em Antropologia Social e Cultural (Université de Bordeaux Ségalen). Pós-doutorado em Antropologia Visual – Université Bordeaux Ségalen (Bordeaux) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Professora Associada IV da UFRGS Coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva-GESC UFRGS e membro do LAPPIS/UERJ. Foi Coordenadora da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO (2014-2016), membro do núcleo de coordenação desta comissão (2017-2019), membro da Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO (2019-2023), assim como vice-presidenta da ABRASCO (2018-2020) e atualmente membro do Conselho Deliberativo da ABRASCO (2021-2024), membro do GT Racismo e Saúde da ABRASCO. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: itinerários terapêuticos, redes sociais e mediações em saúde, itinerários terapêuticos em imagens, práticas de integralidade em saúde, usos do território e o cuidado em saúde, desigualdades e iniquidades sociais e de saúde. As pesquisas são desenvolvidas em espaços urbanos e rurais, utilizando referenciais teórico-metodológicos da antropologia, da filosofia, da antropologia visual, da sociologia da imagem e da teoria pós-colonial e decolonial, buscando dar visualidade e visibilidade a corpos-territórios a partir de movimentos ético-político-epistemológicos-estéticos que articulam arte, ciência e vida pela indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Experiência em programas interdisciplinares de pesquisa em espaços urbanos e rurais.

Tatiana Coelho Lopes
Vice-Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis
Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) Mestre em Ciências da Saúde (UFMG) e Graduada em Fisioterapia. Atualmente é a Diretora Administrativa do Hospital Sofia Feldman e Gestora do Projeto DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionados) realizado em parceria com o SMSA/PBH. Fez Pós-doutorado em Saúde Coletiva IMS/UERJ (2013) com a temática do cuidado e das mulheres privadas de liberdade e integra Programa Interinstitucional de Pesquisa “Incubadora da Integralidade” em parceria com o LAPPIS/UERJ/IMS. Área de Interesse: Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente na temática da mulher e criança.

Thaís Jeronimo Vidal
Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Politica, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da UERJ. Professora adjunta, aos quadros do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde do IMS. Com formação interdisciplinar (Farmácia, Direito e Saúde Coletiva) atuando na oncologia, onde aborda especialmente as tensões e os desafios presentes nas demandas judiciais por acesso a serviços de saúde e cuidado. Integralidade, Advocacy, participação social e judicialização.

Valéria Marinho Nascimento da Silva
Doutora em Saúde Coletiva, na área de concentração de Política, Planejamento e Administração em Saúde do IMS/UERJ, mestre em Saúde Coletiva (UFF), especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde (ENSP), especialista em Gestão de Organizações de Autogestão em Saúde (ENSP), especialista em Marketing Estratégico (FGV) e graduada em Comunicação Social (FACHA). É Analista de Gestão em Saúde do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos / Fiocruz, vinculada à Direção, na área de Planejamento Estratégico. Atua nos campos da Saúde Coletiva, Planejamento e Administração em Saúde.

Victor Vincent Valla – In Memorian
Graduado em Educação, Mestre e Doutor em História Social (USP). Pós-doutorado pela University of California (1996). Foi Professor Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz.

Vinícius Azevedo Machado
Doutor em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo CEFET-MG (2010). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e atuo na Área da Educação em Saúde e Didática, no Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). Atualmente, é pesquisador-coordenador no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Social e Qualitativa (LIPeSQ), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, onde desenvolve e participa de projetos sobre doenças tropicais e infecciosas, ações de educação popular em saúde e produção de materiais educativos, em especial, com povos indígenas e populações ribeirinhas Áreas de interesse: Didática aplicada à Saúde.

Zulmira Hartz
Doutorado e Mestrado em Saúde Comunitária pela Université de Montreal (1989 e 1993) e Pós-Doc pela École Nationale de Santé Publique-France(1997). É pesquisadora titular de Epidemiologia da ENSP/Fiocruz (aposentada), onde coordenou os Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública (1994-1996), assumindo, posteriormente, a coordenação geral de pós graduação da Fundação Oswaldo Cruz ( 2002-2004) e as funções de professora convidada do Departamento de Medicina Social, da Universidade de Montréal (2004-2007), na qual permanece como pesquisadora associada ao Groupe de Recherche Interdisciplinaire en Santé (GRIS). Consultora independente em avaliação de programas, políticas e sistemas de saúde, integrando também os grupos de pesquisa do CNPq- “Avaliação da situação de processos endêmicos e programas de controle” (Ensp-Fiocruz) e “Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde”(GEAS/IMIP). Foi sub-directora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), professora associada e coordenadora da Unidade Curricular de Avaliação em Saúde no Programa de Doutoramento em Saúde Internacional (2011-2021).
Egressos
|
Alexandre Alves ModestoDoutorando em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo IMS/UERJ. Mestre em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde pelo IMS/UERJ. Especialista em Gestão de Projetos e de Investimentos em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, Atua como Gestor Público na SMS Rio como Coordenador Geral de APS da AP 2.2 e Especialista em Gestão da Saúde na SES RJ. Áreas de interesses: Gestão Pública em Saúde, Políticas Públicas |
|
Carlos Eduardo Estellita-LinsDoutor em Filosofia (UFRJ). Professor na Pós-graduação em Comunicação e Informação no ICICT-FIOCRUZ. Atua como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz. Mantém atuação clínica como psicanalista e psiquiatra. Áreas de interesse: estudo da suicidologia e seus nexos clínicos, epidemiológicos, de saúde pública, ciência da informação e comunicação e saúde. |
|
Cleydilene Bezerra SantosMestranda em Saúde Coletiva, na área de Política, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ. Especialista em Gestão em Saúde da Família pela UERJ. Atuou como Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família – PRESF da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro entre 2017 e 2020. Atualmente, Enfermeira da Estratégia Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro e Preceptora do PET-Saúde/Interprofissionalidade da UERJ. |
|
Elaine Teixeira RabelloDoutora em Saúde Coletiva – IMS-UERJ. Professora Adjunta do IMS-UERJ e Pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz em projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de Ciências Sociais e Saúde, Atenção Básica, Saúde Mental e Formação Profissional em Saúde, integrante da equipe de coordenação da Rede Zika. Áreas de interesse: Redes de pesquisa, circulação de conhecimentos e saberes em saúde, educação em saúde, atenção primária, saúde mental, medicalização, metodologias qualitativas e metodologias digitais. |
|
Janine CardosoDoutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz. Professora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS-ICICT/Fiocruz). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação e Saúde e Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação- Diretório de Pesquisa do CNPq. |
|
Pedro Máximo de Andrade RodriguesDoutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor da Escola de Ciências da Saúde da UEA. Área de interesse: tecnologias educacionais, telessaúde e teleducação. |
|
Rafael da Silveira GomesDoutor em Saúde Pública (FIOCRUZ). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional. Área de interesse: Psicologia com ênfase em Saúde Coletiva e Psicologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, trabalho em equipe, integralidade, Política Nacional de Humanização, psicologia e educação. |
|
Zuleyce Maria Lessa PachecoDoutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (2010). Pós Doutorado Política, Planejamento e Gestão em Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo atividades no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Enfermagem. |