As linhas de atuação consistem em uma divisão esquemática para organizar a produção bibliográfica e editorial do grupo LAPPIS. As áreas de interesses dos seus integrantes envolvem conteúdos dos campos das ciências sociais e humanas em saúde, e do planejamento e administração em saúde.

Essa divisão obedece a uma necessidade de organização institucional da área da saúde coletiva, quantos aos projetos desenvolvidos pela Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora Integralidade. Trata-se de destacar as atividades, resultados e produtos gerados e em geração, como um grande potencial de transversalidade de saberes e práticas, que podem ser apropriados de diferentes formas de acordo com o seu uso no cotidiano dos pesquisadores docentes e discentes, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e justiça.

1. Ciência e Saúde em Movimento

Estudos sobre a construção de saberes nas práticas no cuidado da saúde em espaços públicos, institucionais ou não, a partir de uma perspectiva histórica e filosófica da ciência e de suas repercussões no cotidiano dos sujeitos.

Publicações:

2. Cidadania do Cuidado

Estudos sobre práticas institucionais, desenvolvidas em serviços/programas de saúde, fundamentadas no princípio da Integralidade, buscando compreender como estas práticas podem possibilitar a autonomia dos sujeitos de escolher meios e formas de cuidar da sua própria saúde.

Publicações:

3. EnsinaSUS

Estudos teórico-práticos que visem o apoio e desenvolvimento de experiências de ensino, pesquisa e extensão que sejam capazes de transformar a formação e as práticas em saúde a partir dos fundamentos do princípio da Integralidade, na direção da consolidação do SUS como uma politica de Estado de garantia do direito à saúde.

Publicações:

ATUACAO_SP

4. Saúde Participativa

Estudos sobre práticas de participação e controle social para o desenvolvimento de novas tecnologias de planejamento e gestão do cuidado, a partir da análise de experiências inovadoras, visando ao compartilhamento de poder na tomada de decisão.

Publicações:

5. Saúde Coletiva, Instituições e Sociedade Civil

Estudos sobre novas práticas de saúde na sociedade civil contemporânea em espaços públicos, institucionais ou não, voltadas para o cuidar em saúde.

Publicações: