XIII Seminário notícias

Minicursos movimentam o primeiro dia do XIII Seminário da Integralidade

No dia 13 de agosto, tiveram início, na Universidade Federal de Mato Grosso, os minicursos do XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade.
 

O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, que acontece entre 13 e 16 de agosto, em Cuiabá, Mato Grosso, organizado em parceria entre o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) e o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT), traz nesta edição como novidade a oferta de minicursos, com carga horária de até 8h. 
 

Os minicursos acontecem especificamente nos dias 13 e 14 de agosto, em salas de aula do ISC/UFMT, nos seguintes turnos: das 8h às 12h30; das 14h às 17h30; e das 18h30 às 22h. Mais informações podem ser obtidas no hot site do evento.

Conheça mais detalhes sobre cada minicurso a ser oferecido.
Informações em saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores de saúde
O minicurso será ministrado pelas professoras Lenir Vaz Guimarães (ISC/UFMT), graduada em Nutrição e mestre em Saúde Coletiva, e Noemi Dreyer Galvão (ISC/UFMT), da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. 
O objetivo é compreender o papel da informação e dos sistemas de informação em saúde na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e no processo de tomada de decisão. Serão apresentados conceitos básicos em informação e de como este processo pode ser informatizado e gerido, a fim de democratizar o acesso aos dados da gestão do SUS. 
O debate deverá ser norteado por quatro questionamentos básicos: A importância dos dados, das informações e dos Sistema de Informação em Saúde (SIS); como deve ser, para que e para quem deve servir as informações e os SIS; quais dados e informações importantes devem ser produzidas para os profissionais e gestores da saúde; e quais os passos fundamentais para a organização e gestão de um SIS.
Data – 13 e 14/08, das 18h30 às 22h 
Itinerários terapêuticos e trajetórias de cuidado: contribuições para projetos terapêuticos e avaliação do cuidado em saúde
Os/as pesquisadores/as Tatiana Engel Gerardt (SC/UFRGS), doutora em Antropologia Social e Cultural; e Aluísio Gomes da Silva Jr. (ISC/UFF) doutor em Saúde Pública pretendem introduzir as bases teórico-conceituais e metodológicas dos Itinerários terapêuticos, para possibilitar a compreensão dos diferentes fatores envolvidos no processo de adoecimento através da análise das múltiplas dimensões presentes no processo de busca de cuidado e das relações entre saúde e sociedade. 
Além disso, o Itinerário Terapêutico será abordado como tecnologia avaliativa em saúde centrada no usuário, capaz de revelar a complexidade das dinâmicas cotidianas nas quais os indivíduos se inserem e da integralidade em saúde.
Data – 13/08, das 8h30 às 12h, de 14h às 17h30. 
 
Saúde mental em encontros: possibilidades de arranjos entre saúde e sociedade
A pesquisadora Barbara Cabral (UNIVASF-BA), Psicóloga, doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica conduzirá o tema em torno das compreensões histórico-sociais do fenômeno da loucura, da constituição do paradigma clássico da Psiquiatria e de alguns movimentos de Reforma Psiquiátrica no mundo e com ênfase na construção das Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil, com destaque aos seus objetivos e a proposta da Rede de Atenção Psicossocial. 
A proposta é de fazer uma reflexão sobre a importância do movimento social para o avanço da transformação dos modos de atenção em saúde mental.
Data – 13/08, das 8h30 às 12h, de 14h às 17h30.
Formação em saúde no SUS: O desafio da prática pedagógica na preceptoria
As pesquisadoras Veronica Fernandez (UFF), Nutricionista; Lilian Koifman (ISC/UFF) Pedagoga, Mestre e Doutora em Saúde Pública; e Cláudia March (UFF), graduada em Nutrição e doutora em Serviço Social irão mediar o compartilhamento de experiências de formação na rede de atenção à saúde, com vistas à produção do cuidado integral, através de uma metodologia participativa para a construção de conceitos, definição de problemas e proposta de atuação relacionados à formação para o trabalho em equipe multiprofissional na rede de atenção à saúde, tendo a figura do preceptor como facilitador do processo.
Data – 13/08, das 13h30 às 16h30 e das 17h às 20h30. 
Educação popular em saúde
Vera Lúcia Dantas (SMS-Fortaleza/ANEPS), mestre em Saúde Pública e doutoranda em Educação; e Simone Maria Leite Batista (UFS), enfermeira sanitarista do Movimento Popular de Saúde (MOPS) irão dialogar e refletir com os/as participantes deste minicurso sobre as práticas e saberes de educação popular, o diálogo dos movimentos com as políticas e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o processo histórico da construção da política nacional de educação popular, através da troca de experiências sobre o tema.  
Data -13 e 14/08, das 18h30 às 22h. 
Gestão democrática e liderança comunicativa
Selma Lock (SMS Florianópolis), médica, mestre e doutora em Engenharia de Produção; e Júlio Strubing Müller Neto (ISC/UFMT) doutor em Saúde Pública serão facilitadores/as de um minicurso que pretende discutir a importância do trabalho em equipe e o papel preponderante das lideranças, para mudanças das práticas e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), através de reflexões sobre comunicação, trabalho em equipe, liderança, gestão participativa, aprendizagem gerencial e educação permanente. 
Data – 13/08, das 18h30 às 22h. 
Planejamento em Saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores de saúde
Elizabeth Artmann (ENSP/FIOCRUZ), mestre em Saúde Pública e doutora em Saúde Coletiva; e Fátima Ticianel (ESP/SES-MT), Enfermeira e mestre em Saúde Coletiva, irão ministrar um minicurso que objetiva compreender o significado da noção de problema, para o enfoque de planejamento estratégico-situacional, conhecer as características gerais da proposta metodológica do Planejamento Estratégico-Situacional (Método PES) na versão comunicativa. 
A proposta é refletir sobre a viabilidade do plano e formas de construção de viabilidade, através da negociação, construção de parcerias, busca e aplicação de recursos estratégicos.  
Data – 13 e 14/08, das 18h30 às 22h. 
A criança em condição crônica no domicílio: articulações da família, profissionais e serviços de saúde para o cuidado
Elysângela Dittz Duarte (FE/UFMG), doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, irá abordar aspectos relacionados às necessidades das crianças em condições crônicas e discutir possibilidades de cuidado a este grupo, considerando a família, profissionais e a rede de serviços de saúde. 
Data 13/08, das 18h30 às 22h.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*