XIII Seminário notícias

Quarto dia do XIII Seminário da Integralidade traz o pensar e o fazer integralidade em saúde

altNesta sexta-feira, 16 de agosto, último dia do XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, a discussão girou em torno de aspectos do pensar e do fazer integralidade em saúde.
Pela manhã, aconteceu a mesa-redonda Incubadoras da Integralidade – Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS e, na parte da tarde, o debate foi sobre Espaço Público, Atores e Práticas Participativas de Mediação em Rede no SUS.

A mesa Incubadoras da Integralidade – Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS foi mediada por Lilian Koifman, pedagoga, mestre e doutora em Saúde Pública (Lappis/ISC/UFF). Na ocasião, os/as debatedores/as analisaram a articulação do trabalho em equipe no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de efetivar a integralidade nos serviços oferecidos, as ações propostas pelas incubadoras da integralidade e, assim, “bordar a rede” de assistência, como ressaltou  Fátima Ticianel, debatedora e mestre em Saúde Coletiva (Lappis/NDS/ISC/UFMT). Ainda participaram desta mesa-redonda: Tatiana Coelho Lopes, doutora em Saúde Coletiva (Lappis/Sofia Feldman/MG); Maria Elizabeth Barros e Barros, doutora em Educação e pós-doutora em Saúde Pública (Lappis/UFES); Barbara Cabral, doutora em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica (Lappis/Vale/PSI/Univasf); Rodrigo Silveira, mestre em Medicina e Saúde e doutorando em Saúde Coletiva (Lappis/Norte). Neste debate, todos/as os/as participantes são integrantes da rede de pesquisadores/as do Lappis.

Leia mais informações na matéria Palestra discute o trabalho em equipe e educação permanente, por Natália Araújo (ObservaRH/UFMT).

Já o debate da tarde tratou do tema Espaço Público, Atores e Práticas Participativas de Mediação em Rede no SUS, com a mediação de Francini Guizardi (EPSJV/Fiocruz), doutora em Saúde Coletiva reuniu Janine Cardoso, cientista social, mestre e doutora em Comunicação e Cultura(Icict/Fiocruz); Osvaldo Leal, mestre em Medicina e Saúde (UFAC); Elza Queiroz, presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT); e Júlio Müller doutor em Saúde Pública (NDS/ISC/UFMT).

O XIII Seminário de Integralidade se despediu de Cuiabá e já está aberta a temporada de preparação para a XIV edição, que será em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*