XI Cidadania do cuidado

Cidadania do cuidado: o universal e o comum na integralidade das ações de saúde

Acesse a galeria de fotos

O tema do XI Seminário Nacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde inaugura uma série de iniciativas de pesquisa, ensino-extensão que busca o aprimoramento da discussão do direito humano à saúde. Partindo de uma perspectiva ético-politico-pedagógica, o Grupo de Pesquisa do CNPq LAPPIS propõe eixos temáticos que configuram questões fundantes para se pensar o agir político dos atores sociais no cotidiano da saúde.

 

 

Iniciamos com as contribuições do debate sobre redes sociais, dádiva e dom como um convite a refletir sobre a diversidade, pluralidade e a universalidade do cuidado integral a saúde como um direito de cidadania. O primeiro eixo temático trata de um debate ético e moral sobre duas características dos sujeitos no agir político em saúde: a virtude e a vontade como nexos constituintes para se repensar uma ética da responsabilidade como imperativo moral da relação entre usuários, profissionais e gestores. O segundo eixo se refere à proposição da idéia de rede cotidianas de cuidado como nucleadora de significados sobre a incorporação do tema das redes sociais nas práticas avaliativas da gestão do direito à saúde. A seguir, vamos focalizar a aprendizagem docente, sendo a ação formativa a questão central para compreender como o professor "se vê por dentro" sobre o ato de ensino que repercute em sua própria formação.

Por último, é repensar a incorporação de novas racionalidades na integração entre clínica e redes de serviços de saúde. Propomos ainda, em meio à programação, um debate sobre o papel estratégico da extensão universitária nas transformações sociais rumo a garantia da saúde como direito de cidadania e sua interface com os saberes e praticas de ensino e pesquisa. Entendemos que com esses eixos pavimentamos um solo epistemológico teórico-prático fértil, de modo a tornar universal e inexaurível o princípio da integralidade como norteador ético-politico-educativo do sistema público de saúde brasileiro no século XXI. 

cartaz_xiseminario_web

 

Coordenadores: Roseni Pinheiro e Aluísio Gomes da Silva Jr.

Data:12 e 13 de setembro de 2011

Local: Recife – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

 

 

 

 folder_xi_seminario_-_programacao

folder_xi_seminario_-_capafolder_xi_seminario_-_patrocinadores

 

 

 

 

 

 

 

 

Matérias publicadas no site:

26/09/2011 Participantes e organizadores falam sobre o XI Seminário

24/09/2011 Gestão, institucionalização e promoção da saúde: os desafios para as racionalidades médicas

24/09/2011 "Ação é vontade, e não virtude"

24/09/2011 Redes sociais e usuários como atores da avaliação

24/09/2011 Extensão universitária com foco na mobilização social

24/09/2011 Ação formativa na saúde: mudanças são necessárias

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*