Sem imagem
Notícia

Vídeo “Saúde e Protagonismo Popular” está disponível no YouTube

O vídeo “Saúde e Protagonismo Popular”, que integra o Projeto “Desenvolvimento e Divulgação de Metodologias de Avaliação e Monitoramento sobre as Conferências Municipais de Saúde em Mato Grosso”, coordenado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde – NDS/ISC/UFMT, está disponível no YouTube.

[…]

cverdade
Notícia

Lappis apoia: Câmara dos Deputados aprova a criação de uma Comissão da Verdade

cverdadeNo fim da noite de última quarta-feira (28/09), a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma Comissão da Verdade para investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, embora a ênfase deva ser na ditadura militar de 1964-1985. Este tipo de instrumento tornou-se comum: de meados da década de 1970 até hoje foram instaladas comissões assim em cerca de 30 países que passaram por períodos autoritários e/ou de guerra civil, sobretudo na América Latina e na África. O Brasil é das poucas exceções entre os principais países dessas regiões a nunca ter tido algo do gênero. O projeto de lei aprovado pela Câmara ainda tem que passar pelo Senado. Saiba como aderir a essa causa.

[…]

IMG_1782
XI Cidadania do cuidado

Participantes e organizadores falam sobre o XI Seminário

IMG_1782A décima primeira edição do seminário do Projeto Integralidade marcou o início de uma nova fase para o evento. Pela primeira vez, o encontro foi realizado fora do estado do Rio de Janeiro. A cidade de Recife, em Pernambuco, foi escolhida para sediar o seminário. Nessa reportagem, a coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro (na foto, ao lado dos Profs. Artur Perrusi e José Ricardo Ayres), apoiadores e ouvintes comentam o seminário.

[…]

conasems2012-2013
Notícia

Diretoria do CONASEMS toma posse para o período 2012/ 2013

conasems2012-2013O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, foi empossado na noite da última terça-feira, 23, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para o biênio 2012/ 2013. A solenidade aconteceu em Brasília (DF) e contou com as presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Senador Humberto Costa, da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e secretária de Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, deputados federais, senadores, secretários do Ministério da Saúde, gestores de saúde do País inteiro, profissionais do setor da saúde, políticos, familiares e amigos. Além do presidente, foram empossados todos os membros da diretoria executiva, conselho fiscal e os secretários extraordinários que terão como diretrizes e desafios para os próximos dois anos os 20 pontos da Carta de Brasília. (Foto: Cerimônia de posse contou com a presença do ministro Alexandre Padilha)

[…]

IMG_2006
XI Cidadania do cuidado

Gestão, institucionalização e promoção da saúde: os desafios para as racionalidades médicas

IMG_2006Discutir a legitimidade de diferentes saberes e práticas, as disputas de poder que geram entraves, entender a participação de diversos atores envolvidos (gestores, trabalhadores em saúde, movimentos populares, lideranças comunitárias), garantir o acesso e o direito democrático de escolha dos usuários na dimensão coletiva. Esses foram alguns dos assuntos abordados na mesa "Racionalidades médicas e práticas de saúde: desafios para a clínica e a promoção em saúde na integralidade do cuidado", a última apresentada no XI Seminário do Projeto Integralidade, coordenada por Madel Therezinha Luz (IMS/Uerj).  

[…]

extenso_universitria
XI Cidadania do cuidado

Extensão universitária com foco na mobilização social

extenso_universitriaParticipantes da mesa "Extensão Universitária: estratégias integradoras entre ensino-pesquisa-serviço" foram unânimes: é impossível indissociar, na prática, os três setores. Itamar Lages (UFPE), José Ricardo Ayres (USP), Alexandre Simões (UFPE) levaram reflexões sobre as experiências de suas instituições para o debate, coordenado por Roseni Pinheiro (IMS/UERJ).  

[…]

IMG_1888
XI Cidadania do cuidado

Ação formativa na saúde: mudanças são necessárias

IMG_1888"Ação Formativa na Saúde: desafios para construção de redes de aprendizagem docente sob o eixo da integralidade das ações de saúde" realizada na manhã de 13 de setembro, contou com a participação de Maria Elizabeth Barros de Barros (PPGPSI-UFES), Isabel Brasil (EPSJV/Fiocruz), Tatiana Coelho Lopes (Hospital Sofia Feldman), Paulette Cavalcanti (UPE/Fiocruz Pernambuco) e Rodrigo Pinheiro (FM/UFAC) (foto). Em pauta, questões que tangem à formação integral dos profissionais de áreas ligadas à saúde.

[…]

IMG_1763
XI Cidadania do cuidado

“Ação é vontade, e não virtude”

IMG_1763A primeira mesa do XI Seminário, "Entre a vontade e a virtude nas práticas do cuidado: por um ethos da ação e da responsabilidade na saúde", foi um convite para pensar coletivamente o direito pleno a uma saúde para todos. Coordenado por Roseni Pinheiro (IMS/UERJ), o debate uniu as ideias de José Ricardo Ayres (Fac. Medicina Preventiva-USP), Felipe Rangel Machado (EPSJV/Fiocruz) e Artur Perrusi (UFPB) em torno de diferentes formas de atuação política e desenvolvimento da sociedade no campo da saúde.

[…]

IMG_1795
XI Cidadania do cuidado

Redes sociais e usuários como atores da avaliação

IMG_1795A importância do usuário para a avaliação deu a tônica da segunda mesa apresentada no XI Seminário do Projeto Integralidade, "Redes cotidianas de cuidado: desafios e possibilidades de incorporação de redes sociais nas práticas avaliativas em saúde", que contou com exposições de Dario Pasche (DAPES/MS), Itamar Lages (UPE) e Francini Guizardi (EPSJV/Fiocruz). A coordenação do debate ficou a cargo de Aluisio Gomes da Silva Jr (ISC/UFF).

[…]