S6304679
Notícia

Evento da EPSJV/FIOCRUZ discute panorama da situação indígena no Brasil e formação de agentes comunitários de saúde para a área

S6304679Nos próximos dias 4, 5 e 6 de julho, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio(EPSJV/FIOCRUZ) vai realizar o seminário “Povos indígenas, educação e saúde: a formação profissional do agente indígena de saúde”. O evento vem no escopo da organização da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e da experiência do Curso Técnico de Agente Comunitário Indígena de Saúde – Alto Rio Negro (AM). O BoletIN conversou com a professora e pesquisadora da EPSJV Ana Lucia Pontes sobre o evento. (Imagem: Curso para a formação técnica de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde da região do Alto Rio Negro – Divulgação EPSJV)

[…]

cdg-sus_teresopolis
CDGSUS RIO DE JANEIRO

CDG-SUS encerra etapa em Teresópolis (RJ)

cdg-sus_teresopolisEncerrado na última sexta-feira, 17 de junho, no auditório do Hotel Vilanova, na Cascata Guarani, o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), de capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O curso teve dez dias de duração e abordou temas como modelos de atenção em saúde, controle social, trabalho em equipe, planejamento, financiamento e recursos humanos, entre outros.Profissionais de saúde participam do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (Foto: Roberto Ferreira)

[…]

peterconrad
Notícia

Sociólogo Peter Conrad fala sobre medicalização e TDAH em duas conferências no IMS/UERJ – NOVA DATA E LOCAL

peterconradReferência no estudo da medicalização, o sociólogo americano Peter Conrad estará no Rio de Janeiro para ministrar a conferência “Medicalization and its Discontents”. Conrad, que já foi presidente do Departamento de Sociologia da Brandeis University por nove anos e, desde 2002, é como presidente do programa interdisciplinar “Saúde: Ciência, Sociedade e Política” (PESS), encerra as sessões com a mesa “The Growth of ADHD”, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade,  no dia 1º de julho, às 10h, no auditório do IMS (Bl E/ 6º andar). (Foto: Peter Conrad em SP, 2010 – Divulgação: CRP-SP) NOVA DATA E LOCAL: a conferência “Medicalization and its Discontents”, com Peter Conrad (Harry Coplan Professor of Social Sciences Department of Sociology Brandeis University), dia 29/06/2011, quarta-feira, às 10h, no auditório do IMS-UERJ (Sala 6012, Bl. E)

[…]

DSC03550
Notícia

“Integralidade é projeto ético, político e pedagógico”, concluem participantes de mesa de debates em Petrolina (PE)

DSC03550Quando o assunto é Integralidade, uma manhã inteira parece pouco. No final de maio, uma Mesa Redonda durante a II Semana de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, pôs em discussão práticas alternativas de saúde, políticas públicas para a área, ensino, pesquisa e extensão. Num auditório ocupado em sua maioria por estudantes, o veterano Itamar Lages, deu o pontapé inicial de uma conversa que se anunciava promissora. “A Integralidade é a filosofia da práxis. Deve orientar nossas ações na prática o tempo inteiro”, disse. “Vejo como um conteúdo ético-político e, ao mesmo tempo, um dos princípios do SUS. Trata-se na verdade de justiça social”.

[…]

evento_espjv
Notícia

Formação profissional do agente indígena de saúde é tema de seminário

A formação profissional do agente indígena de saúde é o tema do Seminário “Povos Indígenas, educação e saúde” que acontecerá na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) nos dias 4, 5 e 6 de julho. As conferências abarcam a situação atual dos povos indígenas no Brasil, os marcos da saúde e da educação indígena, além da experiências de formação profissional do Agente Indígena de Saúde. Confira a programação!

[…]

Canal LAPPIS

SUS Volta Redonda

Video sobre o SUS no município de Volta Redonda – RJ, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura de Volta Redonda. O Lappis desenvolve pesquisas no município e é colaborador da Secretaria de Saúde […]

Capa-nascer
Notícia

Humanização do parto: questões étnicas e raciais em debate

Capa-nascerO BoletIN registrou, com exclusividade, uma conversa entre Luis Eduardo Batista, do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo, Maria Lúcia da Silva (Instituto Amma, Psique e Negritude) e Dra. Maridite Oliveira, diretora do Hospital Geral de São Matheus sobre o recém-lançado livro “Nascer com Equidade”, tem como objetivo relatar os resultados do projeto “Humanização do parto e nascimento: questões étnico/racial e de gênero”. Em pauta, os desafios da pesquisa, sensibilização profissional e Rede Cegonha.

[…]

DSC09254
Notícia

Emoção em tarde de debate sobre identidade feminina e maternidade na UFF

DSC09254Uma tarde notável da última quinta-feira, 2, trouxe para o centro do debate questões ligadas à gênero, sexualidade e saúde da mulher. Com o tema “Identidade feminina e maternidade: refletindo sobre a formação em saúde”, o seminário que levou muitos estudantes, professores e pesquisadores em saúde ao auditório Florestan Fernandes, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionou o que a idealizadora do evento, Lilian Koifman (ISC/UFF), chamou de papel fundamental de uma Universidade: valorizar os encontros e os espaços de reflexão.

[…]