Notícia

Iniciativas em Comunicação & Saúde: Blog Saúde com Dilma

print_blog_saudeCom o lema “Um espaço de debate dos rumos do SUS no Brasil”, o Blog Saúde com Dilma têm conquistado cada vez mais adeptos na blogsfera. 

 O espaço, que cumpre o papel de dar visibilidade às discussões em torno das políticas de saúde – geralmente restritas a um certo grupo de pessoas – no sentido de democratizar a circulação de informações, tem como principal característica um caráter eminentemente aberto. Em outras palavras, o blog é desde o começo um espaço onde qualquer pessoa, independente de sua posição social, pode publicar suas idéias e colocá-las em debate, tornando-se assim um espaço comum, de encontro dos diversos atores da saúde.

A mobilização para a construção do site foi iniciada a partir de diversas correntes do movimento sanitário com o objetivo de apoiar a indicação do ministro da saúde do governo Dilma, inicialmente a partir de um abaixo assinado. Com o rápido crescimento do número de assinaturas e com a amplitude das discussões que então aconteciam por e-mail, foi constituído um blog para apoiar a mobilização em apoio a Fausto dos Santos, Helvécio Magalhães e Alexandre Padilha como pessoas com ampla receptividade no movimento sanitário para ocupar o cargo de Ministro da Saúde, iniciando-se assim o que depois se tornou o Blog Saúde com Dilma.

O médico e doutorando do IMS/UERJ Felipe Cavalcanti, que teve a ideia de experimentar o blog no bojo desse processo, afirma que essa grande adesão refletia a necessidade de democratização das discussões sobre os processos políticos na saúde. “Sentíamos que era necessário construir novos espaços de expressão e debate. Nesse contexto, montei o blog (a parte técnica da montagem) e mostrei para outras pessoas que estavam participando da mobilização (NOTA: a lista das pessoas que participaram dessa mobilização inicial está no blog como co-fundadores: http://www.saudecomdilma.com.br/index.php/sobre-o-blog/). Todos gostaram muito da ideia e começou-se a difundir o blog como espaço de expressão aberto, em apoio à Fausto, Helvécio e Padilha para o Ministério da Saúde”.

Como o blog foi se mostrando potente no sentido de agregar pessoas de diversas matrizes ideológicas, consolidando-se como espaço de encontro e debates no âmbito da saúde, a equipe decidiu mantê-lo após a indicação oficial do ministro, mudando um pouco o perfil da página. “Assim se consolidou a idéia de constituir um portal com discussões sobre saúde, com caráter eminentemente de rede aberta, onde qualquer pessoa pudesse publicar suas idéias e opiniões através de textos e outros materiais”, explicou Felipe. Segundo ele, o nome, ‘Blog Saúde com Dilma’, teve o intuito de sugerir o blog como um espaço de discussões dos rumos da saúde no governo Dilma e, também, conferir uma certa ambiguidade, no sentido de que o setor saúde “apóia o governo, sempre requerendo dele mais investimentos na construção do SUS”.

Democratização do diálogo

Outra característica importante do blog é o fato de não existirem chefes, donos, ou atores com mais importância do que outros na gestão da página. Por ter como diretriz ser uma rede aberta, qualquer pessoa pode se cadastrar, estando desde então habilitado a realizar postagens no blog automaticamente. “Hoje, a partir de processo iniciado no início do mês de maio, a rede social conta com cerca de 100 pessoas cadastradas, sendo que, destas, 10 realizam postagens ativamente, com periodicidade semanal”. Quando costuma haver alguma dificuldade técnica, o blog também disponibiliza um email (saudecomdilma@gmail.com) para que as pessoas enviem seus textos, sendo postados por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade da equipe de manutenção.

Cerca de 235 pessoas ou instituições diferentes já publicaram pelo menos um texto. Em maio, o blog teve uma média de 850 visitas/dia, sendo 2 páginas por visita, com permanência média no site de 2 minutos e meio, segundo dados gerados pelo Google Analytics.

Uma forma importante de interação com os usuários do blog tem sido os debates on-line, onde um convidado faz uma fala inicial sobre um determinado tema e depois responde às perguntas dos participantes. O vídeo fica gravado e pode ser acessado por qualquer pessoa posteriormente. “Temos ainda procurado desenvolver algumas ferramentas para promover debates e maior interação entre os usuários da rede, assim como dos usuários com o conteúdo publicado no blog. Chegamos a constituir um fórum de discussões, mas que não teve utilização e desativamos”, diz Cavalcanti. “O principal mecanismo de interação hoje se dá através de comentários aos conteúdos postados no blog, dispositivo que tem se mostrado muito interessante. Mas temos ainda outras ferramentas, seja uma sala de bate-papo disponível para quem quiser conversar, sejam os perfis no Twitter e Facebook, através dos quais interagimos de diversas formas”.

Felipe informa ainda que o próximo passo, ainda em análise, é estimular os usuários da rede a produzirem mais conteúdos para serem postados no blog. “Por exemplo, se você vai a uma reunião, uma conferência de saúde, etc. e tem alguma discussão interessante, nossa ideia é apoiar as pessoas para que possam gravar vídeos, fazer fotos, etc. para postar no blog. Temos que aproveitar as novas tecnologias para utilizá-las como dispositivo de democratização do diálogo, do acesso às informações, de tirar dos bastidores a exclusividade dos processos políticos do setor saúde, trazendo-os, pelo menos em parte, para a esfera pública”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*