CDGSUS RIO DE JANEIRO

CDG-SUS encerra etapa em Teresópolis (RJ)

cdg-sus_teresopolisEncerrado na última sexta-feira, 17 de junho, no auditório do Hotel Vilanova, na Cascata Guarani, o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), de capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O curso teve dez dias de duração e abordou temas como modelos de atenção em saúde, controle social, trabalho em equipe, planejamento, financiamento e recursos humanos, entre outros.Profissionais de saúde participam do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (Foto: Roberto Ferreira)

No final, foi assinado um termo de compromisso, a ser entregue à Secretaria de Saúde. O documento aponta os principais problemas do setor no município, verificados pelos participantes do curso, e sugere as ações de enfrentamento, com prazos para serem providenciadas. “O Secretário de Saúde já programou reuniões com as chefias dos setores para definir as metas do termo de compromisso”, informou o Subsecretário Municipal de Saúde, Hamilton Galdino. “Esse treinamento foi fantástico e a Secretaria de Saúde já está planejando o primeiro ciclo de debates, dentro do projeto de capacitação permanente dos servidores”, completou.

O Vereador Ademir Enfermeiro prestigiou o encerramento do CDG-SUS. “Sou presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal e garanto que o Legislativo vai apoiar e colaborar com a resolução dos problemas evidenciados no termo de compromisso, para que as sugestões não fiquem apenas no papel”.

A pesquisadora do Lappis Ana Maria Auler parabenizou a Secretaria de Saúde de Teresópolis por investir na capacitação dos seus servidores. “O curso propicia a ampliação do conhecimento técnico, promove o diálogo entre a equipe e estabelece compromissos. Ele não resolve os problemas, mas capacita os profissionais para o enfrentamento das demandas”.

Chefe da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde, a médica Maria da Conceição Salomão aprovou o CDG-SUS. “O curso ofereceu aos servidores um conhecimento melhor do Sistema Único de Saúde e a possibilidade de aplicar o que aprendemos dentro da nossa vivência, melhorando o atendimento aos usuários dos serviços de saúde do município”, opinou. “Iniciativa importante para a melhor qualificação dos profissionais, que aprenderam os passos para atingir as metas do SUS”, completou a apoiadora local do CDG-SUS, a médica Cláudia Miguel.

 

 O curso

O CDG-SUS foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em parceria com o LAPPIS, tendo sido apoiado financeiramente pelo Ministério da Saúde. Devido ao êxito do curso em Mato Grosso, o COSEMS-RJ firmou um convênio com o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC) da UERJ, por meio do qual o LAPPIS sob a coordenação da Profª Roseni Pinheiro e Prof. Aluisio Gomes, juntamente com sua equipe multicêntrica de pesquisa desenvolveu as adequações conceituais e metodológicas necessárias para atender as especificidades regionais do Estado do Rio de Janeiro. Como uma metodologia de qualificação da gerencia da Atenção Básica, o LAPPIS e sua equipe vêm realizando sua aplicação do curso em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O curso é uma proposta de desenvolvimento das pessoas, das práticas de gestão e do cuidado em saúde, que adota a perspectiva da integralidade da atenção, visando à construção do perfil e das competências desejadas para os gerentes dos serviços municipais de saúde. 

Tal proposta foi estruturada em razão da demanda crescente do SUS por qualificação dos gerentes e profissionais da saúde, da complexidade do sistema, da diversidade de atores e de processos de trabalho em espaços da gestão, o que requer a superação do modelo de planejamento e gestão normativo e pouco participativo, ainda predominante nas instituições.

Estruturado em duas unidades e um eixo integrador, que correspondem a 80 horas de qualificação, conta com aulas presenciais e um período de dispersão para o desenvolvimento de um trabalho de campo.

Fonte: ASCOM SMS Teresópolis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*