rosilveira
Notícia

Sobre a aprovação do novo Código Florestal

rosilveiraA aprovação do texto do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados e o seu não debate na sociedade foi mais um episódio que permite um olhar crítico para o atual contexto político de nosso país. O projeto que estava há dois anos tramitando na Câmara é aprovado com ampla maioria (apenas 63 deputados votaram contra), com o aval do governo e os defensores repousaram seu legítimo discurso em um “amplo debate na sociedade”. Artigo do pesquisador do Lappis Rodrigo Silveira, Médico de Família e Comunidade e Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC).

[…]

DSC04015
Notícia

Lappis marca presença no X Encontro de Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFMG

  DSC04015

Com o tema Pesquisa, Conhecimento e Tecnologia na Saúde o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Enfermagem realizou o X Encontro de Pesquisa e o 4º Encontro de Alunos de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem da UFMG. Os eventos realizados nos dias 12 e 13 de maio colocaram em discussão a importância da pesquisa e da produção científica na formação acadêmica e na atividade profissional. […]

cartaz_projeto_andrea_Verso_Final
Notícia

Identidade feminina e maternidade: refletindo sobre a formação em saúde

cartaz_projeto_andrea_Verso_FinalMaternidade, Infância, Saúde da Mulher, Gênero e Sexualidade e Saúde Mental: a partir desses quatro temas abordados por uma disciplina do Curso de Medicina da UFF será realizado em 2 de junho o seminário, que busca  tornar possível para os estudantes de medicina refletir e vivenciar aspectos de prática profissional em diversos cenários de aprendizagem e possibilitar a utilização de ferramentas adequadas para lidar com situações concretas.

[…]

leny_trad_X_semin
Notícia

Revisitando o Congresso “Abrasquinho” – Entrevista com Leny Trad

leny_trad_X_seminA presidente do V Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, Leny Trad, falou ao BoletIN sobre alguns temas debatidos no evento e a importância de uma avaliação mais rigorosa do encontro. A professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia destaca, ainda, o GT Integralidade em Saúde, que levou ao congresso o acúmulo de 10 anos de reflexões e pesquisas em uma abordagem “absolutamente interdisciplinar”.

[…]

STF_TL_AE_uniaohomoafetiva
Notícia

O STF e a União Estável Homoafetiva: O que a Saúde e o Direito tem a ver com isso?

STF_TL_AE_uniaohomoafetivaO Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que a união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo constitui entidade familiar, como união estável (Código Civil, art. 1273). As conseqüências dessa decisão são práticas e efetivas. Direitos como a inclusão em planos de saúde, previdência, associação como dependente em clubes e sociedades, dever de alimentos em caso de necessidade, divisão de bens adquiridos na constância da união, direito à herança, usufruto dos bens do falecido e acompanhamento de parceiro em instituições hospitalares são garantidos. Sérgio Carrara (CLAM/IMS/UERJ), Kenneth Rochel de Camargo Jr (IMS/UERJ) e a coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro comentaram os aspectos jurídicos e sociais dessa questão com exclusividade ao BoletIN. (Foto: Divulgação)

[…]

Incubadora

Entrevista: documentário Clínica Dr Eiras

Confira a entrevista com o pesquisador do LAPPIS e mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, Edvaldo Nabuco, que atua na produção do documentário que tem como tema “Memória e Saúde Mental”, a ser exibido no final deste ano. O local e a data de exibição ainda serão definidos. O documentário retrata a questão da saúde mental no município de Paracambi, interior do Estado do Rio de Janeiro, desde a intervenção ocorrida em 2001, coordenada pelo Ministério da Saúde. Edvaldo contou ao BoletIN um pouco da experiência de produzir um documentário deste tipo, a importância e a proposta deste trabalho.

[…]