Notícia

Identidade feminina e maternidade: refletindo sobre a formação em saúde

cartaz_projeto_andrea_Verso_FinalMaternidade, Infância, Saúde da Mulher, Gênero e Sexualidade e Saúde Mental: a partir desses quatro temas abordados por uma disciplina do Curso de Medicina da UFF será realizado em 2 de junho o seminário, que busca  tornar possível para os estudantes de medicina refletir e vivenciar aspectos de prática profissional em diversos cenários de aprendizagem e possibilitar a utilização de ferramentas adequadas para lidar com situações concretas.

A disciplina Trabalho de Campo Supervisionado 1 (TCS1), oferecida pelo Instituto de Saúde da Comunidade ao Curso de Medicina da UFF em seu primeiro ano, tem como objetivo central refletir sobre as dimensões socioculturais do processo de saúde-doença, na perspectiva de estimular os alunos à construção de um olhar “complexo” sobre o usuário dos serviços de saúde. Para atingir esse objetivo utilizamos exemplos de temas de saúde que tornam possível para os estudantes de medicinarefletir e vivenciar aspectos de sua futura prática profissional em diversos cenários de aprendizagem, habilitando-os para a utilização de ferramentas adequadas para lidar com situações concretas. Neste seminário, que será realizado no dia 2 de junho, de 13h30 às 17h, serão aprofundados alguns aspectos de quatro temas abordados pela disciplina: Maternidade, Infância, Saúde da Mulher, Gênero e Sexualidade e Saúde Mental. Este recorte tem como finalidade homenagear uma colega de trabalho que nos deixou repentinamente, tendo nos causado grande tristeza e pesar: Andréa Linhares, psicóloga brasileira formada pela Universidade Paris V, psicanalista, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Universidade Paris VII), professora da mesma Universidade (Maitre de Conférences – SHC – Paris VII) e pesquisadora do Centro de Pesquisas Psicanálise, Medicina e Sociedade – CRPMS.

No doutorado, trabalhou o tema da transexualidade e mudanças corporais. Veio ao Brasil fazer seu Pós-Doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ. Seu projeto de Pós-Doutorado, que seria orientado pelo professor Joel Birman, tinha como título: “Mulher certa, mãe incerta: questões contemporâneas sobre a identidade feminina na ausência da maternidade. Uma perspectiva transdisciplinar entre psicanálise e ciências sociais”.

 Em 2011, Andréa passou a integrar, na qualidade de professora convidada, a equipe de docentes de TCS1, interagindo com os temas citados. Sua atuação foi breve e brutalmente interrompida e, neste momento, docentes e discentes lhe rendem uma homenagem.  Pretendemos com esse evento debater aspectos dos temas de interesse de Andréa e desta forma tornar sua participação mais duradoura e profunda.

Programação:

13:30h – Apresentação da motivação do evento (Lilian Koifman)

14:00h – Carta para a filha (Célia e José Linhares) e fotos

14:30h – Leitura de trechos do projeto de Pós-Doutorado, textos da homenagem realizada na Paris 7 (alunos de TCS 1)

15:00h – Intervalo – Café e lanche

15:30h – Mesa TCS 1: 

Apresentação da disciplina e coordenação da mesa (Lilian Koifman)

Gênero, Sexualidade e Saúde (Thaís Yamamoto)

Saúde da Mulher (Ivia Maksud)

Maternidade (Martha Freire)

Saúde Mental (Eliana Gabbay)

Infância (Vânia Fonseca)

16:30h: Encerramento (Joel Birman – IMS/UERJ)

Data: 02/06/2011

Horário: 13h30 às 17h

Local: Auditório Florestan Fernandes, Bloco D

Endereço: Campus do Gragoatá – Niterói – RJ

Comissão Organizadora: Lilian Koifman, Ivia Maksud, Maria Martha de Luna Freire, Vânia Matos Fonseca, Thaís Yamamoto, Eliana Gabbay e Sônia Leitão

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*