alt
Notícia

Itinerários Terapêuticos e Trajetórias Assistenciais – desenhos interdisciplinares para avaliação em saúde

altItinerários Terapêuticos e Trajetórias Assistenciais – desenhos interdisciplinares para avaliação em saúde foi o tema proposto para a última mesa de debates do Simpósio de Atenção Básica e Integralidade. Coordenados por Roseni Pinheiro, os pesquisadores Roseney Bellato (FAEN – UFMT), Juliana Lofego (DFCS-UFAC), Fátima Tavares (PPCIR-UFJF), Tatiana Gerhardt (EENF-UFGRS), Valéria Marinho (UFF) e Paulo Henrique Martins (NUCEM-UFPE) apresentaram os resultados de seus estudos que norteiam essa temática.

[…]

alt
Notícia

Práticas Avaliativas da Integralidade em Saúde: possibilidades de pesquisa

altA mesa de debates“Práticas Avaliativas da Integralidade em Saúde: possibilidades de pesquisa” reuniu os pesquisadores Roseni Pinheiro (IMS-UERJ), Aluisio Gomes da Silva Junior (ISC-UFF), Isabel Brasil (EPSJV-FIOCRUZ) e Eronildo Felisberto (IMIP-PE). Coordenados por Zulmira Hartz (FIOCRUZ), eles buscaram mostrar os resultados de seus estudos tendo em vista as experiências vivenciadas em seus respectivos pólos de atuação.

[…]

alt
Notícia

Lançamento de livro em Simpósio de Atenção Básica

altAo final do primeiro dia de debates do Simpósio de Atenção Básica, houve o lançamento do livro “Atenção Básica e Integralidade: contribuições para estudos de práticas avaliativas em saúde”, organizado por Roseni Pinheiro, Aluísio Gomes da Silva Jr. e Ruben Araújo Mattos.

[…]

Sem imagem
Notícia

Simpósio de Atenção Básica – Abertura

Na segunda-feira 10/11, pela manhã, teve início o “Simpósio de Atenção Básica e Integralidade” em que se reuniram estudantes, profissionais e representantes de diversas instituições como IMS/UERJ, ISC-UFF, EPSJV-FIOCRUZ, UFJF, UFMT, UFAC, OPAS, NUCEM/UFPE e Ministério da Saúde. O evento, que tem por finalidade otimizar os trabalhos divulgados pelos pesquisadores e trazer à luz debates fecundos no âmbito do cuidado, atenção básica e integralidade, se apresenta como mais uma oportunidade de trocar e agregar conhecimento do ponto de vista acadêmico e social.

[…]

alt
Notícia

Agentes Comunitários de Saúde e indicadores de avaliação – discursos e práticas em processos saúde e doença e suas repercussões sobre o trabalho

altA mesa de debates “Agentes Comunitários de Saúde e indicadores de avaliação – discursos e práticas em processos saúde e doença e suas repercussões sobre o trabalho” abriu o segundo e último dia de discussões do Simpósio de Atenção Básica e Integralidade. Com a participação dos pesquisadores Ana Lúcia Pontes (EPSJV-FIOCRUZ), Angélica Ferreira Fonseca (EPSJV-FIOCRUZ), Ruben Araujo de Mattos (IMS-UERJ), Helena David (FENF-UERJ) e Elisabeth Susana Wartchow (CAAB – DAB/MS), tentou-se esclarecer assuntos que permeiam a questão dos indicadores de avaliação e a atuação dos agentes comunitários.

[…]

Sem imagem
Notícia

Mesa de abertura da exposição Singularidades

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ), em parceria com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ), realizou no dia 11 de novembro, às 17h30min, no auditório do IMS, a mesa de abertura da exposição Singularidades, que abordou o universo artístico de internos e ex-internos da clínica Dr. Eiras, em Paracambi. A mesa contou com a participação dos palestrantes Paulo Amarante (FIOCRUZ), Roseni Pinheiro (UERJ), Ricardo Aquino (Museu Bispo do Rosário) e Cristina Vidal (Campo da Intervenção da clínica Dr. Eiras).

[…]

Sem imagem
Notícia

Experiências de Práticas Avaliativas de Cuiabá, Juiz de Fora, Pirai e Rio Branco

A segunda mesa de debates do dia apresentou a temática “Experiências de Práticas Avaliativas de Cuiabá, Juiz de Fora, Pirai e Rio Branco”, com a participação dos pesquisadores Maria Angélica Spinelli (ISC-UFMT), Maria Tereza Bustamante Teixeira (UFJF), Aluisio Gomes da Silva Jr (ISC-UFF), Rodrigo Silveira (CCSD-UFAC), e Claunara Mendonça (DAB-MS), sob a coordenação de Roseni Pinheiro (IMS-UERJ).

[…]

Seminários e Eventos

Exposição Singulares

Data: 11 de novembro de 2008 a 13 de março de 2009 Horário: 09 às 17 horas Local: Sala de Exposições da Rede Sirius – UERJ – Pavilhão João Lira Filho – Rua São Francisco Xavier , 524 […]

Seminários e Eventos

Simpósio Atenção Básica e Integralidade: limites e possibilidades das práticas avaliativas em saúde

cartaz_lappis

O Simpósio Atenção Básica e integralidade: limites e possibilidades das práticas avaliativas em saúde tem como eixo temático as possibilidades e limites para a construção de estudos analíticos sobre as práticas avaliativas voltadas para integralidade em saúde. A tarefa que se impõe é, a partir de uma proposta metodológica interdisciplinar sobre experiências locais de diferentes regiões do país, contribuir para construção de alternativas teóricas que sirvam de ferramentas para pensar desenhos avaliativos das práticas na efetivação do direito à saúde.Coordenadores: 
Roseni Pinheiro, Isabel Brasil e Aluisio Gomes da Silva Jr.

[…]

Sem imagem
Notícia

Entrevista com Cristina Vidal

A psiquiatra da Clínica Dr. Eiras fala sobre a exposição Singularidades, que poderá ser visitada na Rede Sirius da UERJ (no bloco C do 2º andar) de 11 de novembro de 2008 a 13 de março de 2009, e sobre a mesa-redonda no Auditório do IMS (6º andar, bloco E) que inaugurará a exposição.

[…]