Inscrições abertas aqui, no site do Lappis, até o dia 22
Programe-se para o Simpósio Nacional “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de março, nos auditórios 11 e 13, do Pavilhão João Lyra Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento marca o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento da atuação dos apoiadores.
O simpósio é aberto ao público. Para receber certificado, é necessário fazer a sua inscrição, clicando aqui. As inscrições prosseguem até o dia 22.
Essa é mais uma importante etapa da pesquisa intitulada: “Áreas programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) com o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAS/MS).
O objetivo da pesquisa é conhecer melhor o trabalho do apoio nas regiões do Brasil e suas relações com a garantia do direito humano à saúde e democratização das relações institucionais no âmbito do SUS.
Programação
Durante o Simpósio no final de março, vão ocorrer mesas redondas sobre os percursos teóricos, conceituais e metodológicos de construção da pesquisa; sobre implicações e efeitos das áreas programáticas estratégicas e gestão de redes integradas no cotidiano dos apoiadores; e ainda sobre as relações entre universidade e serviços para formação para o SUS.
O Simpósio conta com a participação do coordenador do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Dário Pasche, e de representantes de diversas áreas técnicas do DAPES, além de pesquisadores do Lappis e de todos os envolvidos com a pesquisa.
A Ágora “O ‘modo de fazer’ apoio institucional: noções fundantes e perspectivas” será mediada pelo coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Oliveira Nunes. Na manhã da quarta-feira, dia 27, acontece o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento (questionário / cadastro) da atuação dos apoiadores, dispositivos que pretendem, respectivamente, socializar essas experiências de apoio em instituições de saúde, através de suas narrativas, e conhecer quem são esses atores.
A expectativa é de que 6000 formulários sejam preenchidos na Convocatória, para que 10 experiências – duas de cada região do país – sejam selecionadas e recebam a visita e o acompanhamento de pesquisadores envolvidos na pesquisa. Essa pesquisa do Lappis tem o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.
Confira programação completa clicando aqui.
O BoletIN registrou alguns momentos do processo de construção coletiva da pesquisa “Áreas programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”. Confira outras matérias sobre o assunto, clicando nos links abaixo:
https://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/604-comeca-oficina-de-construcao-de-pesquisa-com-apoiadores-institucionais-.html
https://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/675–oficina-discute-cadastro-e-convocatoria-da-pesquisa-sobre-apoio-institucional-.html
https://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/676-convocatoria-sera-lancada-em-breve.html
SERVIÇO:
Simpósio Nacional Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS
Data: 26 e 27/03/2013
Local: Auditórios 11 e 13, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, Bloco F, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Organização: LAPPIS/IMS e DAPES/MS
Todas as informações no portal Lappis – clique aqui.
Seja o primeiro a comentar