Notícia

Pesquisa: convocatória será lançada em breve

pesquisa_17.JPGNa oficina de janeiro que discutiu a Convocatória, havia representantes das diversas regiões do país que compartilharam suas experiências locais e regionais específicas, bem como detectaram itens relevantes que pudessem ser inseridos no documento. A convocatória faz parte da pesquisa: “Áreas programáticas estratégicas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, que tem o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde
 
pesquisa_5.JPGCarolina Moraes, apoiadora na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, está confiante no resultado. “Participar da oficina já surte efeitos no sentido de provocar reflexões sobre nossa prática, nos faz pensar na questão do usuário e se, de fato, estamos construindo integralidades”, disse. “O processo em si já é reflexivo e provoca mudanças, já me leva a querer fazer uma discussão dentro do município. Acho que o resultado da pesquisa será bastante interessante para pensarmos a potência dessa prática, o quanto esta ação do apoio pode contribuir para questão do SUS, seus avanços e a discussão da saúde como um direito”.
 
pesquisa_11.JPGDe acordo com o texto da Convocatória, o objetivo primeiro dessa ferramenta será o de auxiliar o Departamento de Ações Programáticas (DAPES) em sua atribuição de articular as áreas programáticas da Política Nacional de Saúde, com a finalidade de promover a efetividade e aplicabilidade do direito social à saúde, como garantia do Estado em atenção ao direitos fundamentais nacionalmente constituídos.
 
Lançamento
 
pesquisa_4.JPGA manhã da sexta-feira, 18, último dia de Oficina, foi reservada para validar os critérios de inscrição e seleção da Convocatória, deixando-a o mais próximo possível do formato final.
 
Uma das preocupações centrais do grupo foi simplificar ao máximo a própria linguagem do documento, fazendo uso de termos de entendimento imediato, tornando a ferramenta a mais clara possível. Assim como a abrangência das experiências, a convocatória deve também contemplar a diversidade cognitiva e epistemológica dos apoiadores e das instituições.
 
pesquisa_20.JPGO objetivo da ferramenta desenvolvida é perceber a relação do apoio entre os coletivos, tanto com os profissionais de saúde quanto com os usuários do sistema. As narrativas geradas para a convocatória proverão os pesquisadores de elementos em que eles irão poder monitorar e avaliar as atuações dos apoiadores em seus territórios de prática.
 
A convocatória será lançada em breve e a expectativa é de que 6000 formulários sejam preenchidos, para que 10 experiências – duas de cada região do país – sejam selecionadas e recebam a visita e o acompanhamento de pesquisadores envolvidos na pesquisa. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*