Notícia

Projeto Apoiadores Regionais

Apoiadores.jpgCom continuidade garantida em 2013, o Projeto Apoiadores Regionais teve sua primeira reunião do ano esta semana, no Instituto de Medicina Social da UERJ. Fruto de uma parceria do Lappis com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RJ), o projeto reuniu apoiadores e gestores na segunda-feira, 28, a fim de delimitar o caminho a ser percorrido daqui por diante.

Apoiadores_2.jpg“Foi um encontro para alinhar pensamentos e ideias em torno dessa influente ferramenta que fortalece a gestão bipartite do SUS no Rio de Janeiro”, afirmou Marcela Caldas, a nova coordenadora do Projeto Apoiadores Regionais, fazendo referência a importância de potencializar esses espaços de discussões com a presença de técnicos das secretarias municipais. “O Projeto valoriza isso e a ideia agora é conseguir fortalecer ainda mais as ações dos municípios no espaço regional”.

Marcela assume a coordenação do projeto em substituição a Rodrigo Oliveira que agora passa a atuar no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Entre as ações do projeto previstas para o mês de fevereiro, estão a estreia do Fórum de Apoiadores Regionais e da Planilha Municípios, duas ferramentas que vêm sendo elaboradas desde o ano passado e que devem auxiliar ainda mais a relação com as gestões municipais de saúde no estado do Rio.

Presente à oficina de segunda-feira, a secretária de Saúde de Piraí, um dos municípios que fazem parte do projeto, Conceição Sousa Rocha é uma entusiasta do projeto Apoiadores Regionais. Para ela, o Projeto se torna importante à medida que oportuniza a discussão em torno das políticas públicas. “As oficinas e o desenvolver do Projeto dão subsídios à gestão municipal”, ressaltou. “É uma forma de nossos técnicos se apropriarem da discussão sobre políticas públicas com elementos mais refinados”.

Apoiadores_6.jpgEm março do ano passado, Piraí foi o município melhor avaliado entre os 92 que compõem o estado do Rio de Janeiro, de acordo com Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). O levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde atribuiu nota de 7.3 para a qualidade de atendimento feito pelo SUS no município.

Para a secretária, boa parte desse mérito é creditado à capacitação de seu corpo técnico e ao investimento em políticas públicas que valorizem as pessoas.  “Investimos em pessoas”, ressaltou Conceição. “Saúde e educação se fazem com gente e não com máquinas”.

O Projeto

Fruto de um processo que teve início ainda em 2007 pelo Cosems, em parceria com o Ministério da Saúde, o Projeto de Apoiadores Regionais visa ampliar a capacidade de governo dos gestores municipais nos espaços de governança. Ele valoriza a Região como espaço principal para execução das políticas públicas. O projeto conta com a parceria do Lappis desde abril de 2012. São 4 apoiadores distribuídos pelas regiões Serrana e Metro II; Metro I e Baixada Litorânea; Norte-Noroeste; e Baía da Ilha Grande, Centro-Sul e Médio-Paraíba.

No início de março, vai acontecer uma nova oficina do projeto. Participaram da reunião de segunda-feira, além de Marcela Caldas (Cosems – Coordenadora do Projeto e Apoiadora Médio Paraíba) e Conceição Sousa Rocha (secretária de saúde de Piraí), Roseni Pinheiro (Lappis-IMS-UERJ), Rodrigo Oliveira (DAB – Ministério da Saúde), Ana Auler (Lappis-IMS-UERJ), Aparecida Barbosa (Cosems – Apoiadora Regional Serrana e Centro Sul), Dilian Hill (Cosems – Assessora Técnica – Gestão do Trabalho e Educação em Saúde), Fábio Denardini (Cosems – Apoiador Regional Metropolitana I e Baía da Ilha Grande), Francisco José Martin Boherer (Cosems – Apoiador Regional Norte e Noroeste), Manoel Roberto da Cruz Santos (Cosems – Apoiador Regional Metro II e Baixada Litorânea) e Paula Renata Silva da Fontoura (Cosems).
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*