Notícia

Projeto Apoiadores Regionais

ana_auler_e_apoiadores_9_1.jpgNovas ferramentas de diálogo estão em fase de teste

O Projeto Apoiadores Regionais, uma parceria do Lappis com o Cosems e Ministério da Saúde, tem novidades. Em reunião que aconteceu na última semana, no IMS-UERJ, foram discutidos os últimos detalhes sobre o Fórum Apoiadores Regionais e a Planilha Municípios, duas novas ferramentas que que devem auxiliar ainda mais a relação com as gestões municipais de saúde no estado do Rio.

Moacir Torres, apoiador da região Norte-Noroeste, explica que o Fórum foi construído com o objetivo de funcionar como mais um espaço de aproximação entre os apoiadores municipais e intensificar a relação com o Cosems. Através desse instrumento, os secretários municipais de saúde vão indicar técnicos que serão cadastrados e  habilitados para participar das discussões online, tendo acesso aos assuntos do Fórum Geral do Estado e dos fóruns específicos de sua região.

ana_auler_e_apoiadores_5.JPGO espaço irá funcionar como um tira-dúvidas de questões técnicas, quadro de aviso e agenda e disponibilização de documentos de interesse geral, agilizando a comunicação entre o Cosems-RJ e gestores técnicos da área de saúde pública. “Esse processo de construção do Fórum facilita a aproximação com as gestões municipais porque a gente consegue ter uma maior frequência de atuação junto aos gestores, com todo o planejamento e execução da área técnica dos municipios”, diz Moacir. “Ao apoiador caberá a função de mediador do Fórum”. A ideia é fomentar discussões que vão sendo criadas a partir das demandas municipais.

Rodrigo Oliveira, coordenador do projeto de Apoiadores Regionais, acrescenta que espera que o Fórum seja um espaço de troca de informação e que possa funcionar ainda como local de debate, pautando assuntos que podem ser tratados em reuniões presenciais e vice-versa. “Ou seja, esta é uma ferramenta que se apropria das novas tecnologias pra estreitar a relação e capilarizar o conhecimento”. Segundo ele, o Fórum já está finalizado mas vai entrar agora em fase de testes. “A ideia é que comece a funcionar no início de 2013”, diz.

PLANILHA

ana_auler_e_apoiadores_3.JPGQuanto à Planilha Municípios, ela será abrigada dentro do Fórum. E a intenção é organizar em um calendário de compromissos dos gestores municipais que vão desde uma campanha de vacinação até prestações de contas e obrigações municipais junto aos programas federais.
Mas, além de informativa, a planilha cumpre ainda uma função pedagógica. Ao preencher a planilha – tarefa que será cumprida pelo apoiador –, vai ser possível oferecer ao gestor um calendário para facilitar a organização prévia.

“Isso obriga a equipe a se debruçar sobre os assuntos que estão disponíveis no Fórum, tirando dúvidas e recebendo orientações de como proceder em detrminadas tarefas que são obrigatórias perante à legislação”, diz a apoiadora Ana Cláudia Marinho. “Isso vai agilizar os processos permitindo o cumprimento das datas e obrigações”, aposta Ana Auler Peres, pesquisadora do lappis que vem acompanhando a capacitação dos apoiadores junto aos municípios.

O PROJETO

projeto_apoio_regional.jpgO Projeto de Apoiadores Regionais, uma parceria do Lappis com o Cosems, visa ampliar a capacidade de governo dos gestores municipais nos espaços de governança. Fruto de um processo que teve início ainda em 2007 pelo Cosems, em parceria com o Ministério da Saúde, e que valoriza a Região como espaço principal para execução das políticas públicas, o projeto conta com a parceria do Lappis desde abril deste ano. São 4 apoiadores distribuídos pelas regiões Serrana e Metro 2; Metro 1 e Baixada Litorânea; Norte-Noroeste; e Baía da Ilha Grande, Centro-Sul e Médio-Paraíba.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*