Notícia

Pesquisadores/as da Pesquisa Apoio se reúnem

altNo encontro, compartilharam a experiência de Vitória/ES.

Pesquisadores/as do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde se reuniram, no dia 18 de outubro de 2013, para relatar a visita de campo da pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, em Vitória/ES. Além disso, atualizaram o cronograma das atividades, discutiram logística e produção textual.

Pela manhã, a pesquisadora Tatiana Coelho, Hospital Sofia Feldman/MG, e o pesquisador Gilson Saippa, Universidade Federal Fluminense de Nova Friburgo, compartilharam a experiência de ida a campo em Vitória/ES, entre os dias 8 e 11 de outubro. Na apresentação, o pesquisador Gilson Saippa fez um breve relato das características da cidade, demarcando as unidades de atendimento básico de saúde.
A integração dos profissionais de saúde no fortalecimento da gestão foi um dos pontos destacados pelos pesquisadores. “Observamos o envolvimento dos atores da SEMUS, da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, com os debates e agendas propositivas em torno do fortalecimento da gestão, pautados pela construção da cogestão na direção do cuidado em saúde, entendido enquanto direito”.

altDe acordo com eles, a experiência foi uma ação extremamente intensa e positiva, permitindo a interação de saberes. “Tivemos a oportunidade de ver o quanto o Lappis incorporou mesmo essa construção de que o processo de formação está intimamente vinculado ao processo de produção do conhecimento”, ressaltaram.

Após a apresentação da experiência, a líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis, Roseni Pinheiro, falou sobre o processo de visibilidade do projeto apoio. “A partir de agora temos que refletir quanto à forma de dar visibilidade a este esforço, buscando a reconciliação dos saberes investidos e observados, em uma perspectiva reflexiva e critica para o fortalecimento da defesa do Sistema único de Saúde”, observa.

No final da reunião, foi apresentada a plataforma EnsinaSUS, ferramenta virtual onde os pesquisadores (discentes e docentes)  dos projetos do LAPPIS poderão arquivar e compartilhar suas informações, especialmente durante o trabalho de campo, com o grupo da pesquisa, mediante a navegação em ambientes coletivos e restritos, interativos durante coleta de dados acrescenta a coordenadora
altEstiveram no encontro, realizado no Hotel Magic Palace, no Rio de Janeiro: a líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Lappis, Roseni Pinheiro, os/as pesquisadores/as, Tatiana Coelho Lopes (HSF), Gilson Saippa (UFF), Fábio Hebert (UFF), Lilian Koiffman (UFF), Aloísio Gomes (UFF), Raphaella Fagundes Daros (Ufes), Janaína Mariano Cesar (Ufes) e o gestor de projetos do Lappis, Julio Evo Magro.

ENTENDA– A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.

Leia mais:

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*