Notícia

Pesquisa Apoio Institucional tem desdobramentos em agosto

Pesquisadores/as do Lappis envolvidos na pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”  se reuniram em três momentos neste mês de agosto pra acertar os últimos detalhes.  Nos dias 8 e 9 de agosto de 2013, pesquisadores/as do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) se reuniram, no Rio de Janeiro, para amarrar os últimos detalhes e em 26 de agosto, a pesquisa iniciou a primeira etapa da atividade de campo.

No encontro do dia 8, realizado no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), estiveram presentes a coordenadora geral da pesquisa, Roseni Pinheiro (Lappis), os/as pesquisadores/as Fábio Hebert (UFF) e Jaqueline Robaina (IMS/Uerj), o gestor de projetos do Lappis, Julio Evo Magro e a jornalista Marina Maria (Lappis), que avaliaram a seção EnsinaSUS, plataforma online em desenvolvimento e que, entre outras funções, visa oferecer suporte aos/às pesquisadores/as no armazenamento e sistematização dos dados obtidos ao longo da pesquisa. Na ocasião, também foram ajustados alguns aspectos da pesquisa de campo e da etapa de mapeamento.

Já em 9 de agosto, além da parte da equipe fixa do Lappis, participaram da reunião o professor Aluisio Gomes da Silva Jr., diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e pesquisador do Lappis, juntamente com outros/as professores/as da instituição e da equipe de comunicação. Durante o encontro, foram analisadas possibilidades de parcerias entre Lappis e ISC/UFF e encaminhamentos sobre a participação da UFF para realização da Pesquisa Apoio.  

REUNIÃO MACRORREGIONAL – Além destas atividades, no mês de agosto, por ocasião XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, que aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso, a equipe da pesquisa Apoio organizou uma reunião com apoiadores/as da região Centro-Oeste, em 12 e 13 de agosto, a fim de conhecer as experiências de apoio institucional da localidade.

Além de Roseni e Fábio, estiveram presentes Rafael Gomes (Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes), Tatiana Coelho Lopes (Hospital Sofia Feldman), Raphaella Fagundes Daros (Ufes) e Janaína Mariano Cesar (Ufes). As apoiadoras vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) que participaram da reunião macrorregional foram: Keila Regina de Oliveira (HRMS/MS); Olga Matoso (PNH/MS); Maria Elizabeth Mori (PNH/MS/CO); Ilma Maria Santos (DIRAPS/Gama/CGSG/SES-DF); Catia Paranhos (PNH/MS/UFGD); Elenita Sureke Abilio (HU/UFGD); e Ana Maria Telles (HRSM/DF).

De acordo com Fábio Herbert, a realização da reunião macrorregional se deu em função do não recebimento de experiências da região Centro-Oeste durante a etapa de convocatória da pesquisa Apoio, que ficou disponível no portal do Lappis até junho, como parte do mapeamento do apoio institucional no contexto da saúde no Brasil. “Como havia a oportunidade deste encontro, esta foi uma forma que encontramos para que as experiências do Centro-Oeste não ficassem de fora do mapeamento. No chamado, não recebemos nenhuma experiência de apoio no Distrito Federal, do Mato Grosso do Sul e a resposta de Goiás e Mato Grosso também foi menor”, explica Fábio.

Para Tatiana Lopes, coordenadora adjunta da pesquisa Apoio, a reunião macrorregional serviu para que a equipe pudesse conhecer as experiências e vislumbrar quais as questões adversas que esses/as apoiadores/as encontram em sua rotina de trabalho. “Nosso objetivo é conhecer os desafios vivenciados pelos apoiadores na luta pela garantia do direito à saúde”, ressalta Tatiana. 

ENTENDA– A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.

Para a tabulação desses dados, a pesquisa irá considerar aspectos como especificidades locais e regionais, desafios da realização do trabalho, garantia do direito humano à saúde e a relação entre integralidade e apoio como eixo orientador das atividades e ações, aproximando as diferentes áreas programáticas e a gestão das políticas de saúde.

Leia mais:
 
Lappis define próximos passos da pesquisa apoio

 
 
 


 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*