Notícia

Pesquisadores/as relatam visitas de campo do Apoio Institucional

alt

Pesquisadores/as relatam primeira visita da pesquisa Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional.

Pesquisadores/as do Lappis se reuniram, no dia 5 de setembro de 2013, para relatar as visitas da pesquisa Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional. O grupo de pesquisadores discutiu a primeira visita a campo feita em Cariacica, além de definir datas e pesquisadores para as próximas visitas a campo.

Para Janaína César, a reunião permitiu “o alinhamento de diretrizes e os norteadores éticos para aquecer a inserção no campo de pesquisa”. “Pudemos compartilhar e analisar as primeiras visitas e encontros com os municípios que inscreveram experiências institucionais de apoio, através da convocatória lançada na primeira metade deste ano. A experiência de Tocantins em Araguaína, como uma das primeiras experimentações pesquisadas afirma a importância do apoio como prática de luta pela saúde”, relatou Janaína.

Nos dias 12 e 13 de setembro, os/as pesquisadores/as terão um novo encontro, desta vez no Rio de Janeiro, para uma reunião metodológica da Pesquisa Apoio Institucional.

ENCONTRO – Estiveram no encontro, em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro (IMS/Uerj), ouviu os relatos dos/as pesquisadores/as Fábio Hebert (UFF), Rafael Gomes (Ufes), Raphaella Fagundes Daros (Ufes) e Janaína Mariano Cesar (Ufes), o gestor de projetos do Lappis, Julio Evo Magro e o bolsista de iniciação científica Gabriel Velloso (Lappis).

ENTENDA– A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.

Para a tabulação desses dados, a pesquisa irá considerar aspectos como especificidades locais e regionais, desafios da realização do trabalho, garantia do direito humano à saúde e a relação entre integralidade e apoio como eixo orientador das atividades e ações, aproximando as diferentes áreas programáticas e a gestão das políticas de saúde.

Leia mais:
Pesquisa Apoio Institucional tem desdobramentos em agosto

Lappis define próximos passos da pesquisa apoio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*