Notícia

Construção de um pensamento crítico através do diálogo: Um pouco mais sobre VI Seminário de Pesquisa do IMS

IMG_2050O Instituto de Medicina Social abriu suas portas para a sexta edição do Seminário de Pesquisa, que aconteceu entre os dias 28, 29 e 30 de outubro. O evento reuniu diversas vertentes de pesquisa em Saúde Coletiva e teve como tema este ano “Diálogos entre Saberes e Prática”. Durante os três dias, pesquisadores, professores e estudantes mostraram de que forma é possível integrar e dialogar conhecimento, interação e ação em ensino, pesquisa, extensão, políticas e serviços de saúde.

IMG_2043“Esse seminário é de extrema importância para o Instituto”, disse Cid Manso, diretor do IMS, que abriu a mesa. “A ciência é um edifício que está sempre em construção. A ideia de diálogos entre práticas e saberes calha perfeitamente com o que esperamos do campo da saúde, pois permite aproximação do processo de aprendizado com o processo de produção”.

IMG_2045Jane Russo (CLAM/IMS/UERJ) destacou a inclusão das ciências humanas como o diferencial do IMS, que, segundo a professora e pesquisadora, permite a construção de um “olhar crítico e descentrado”. “Mas isso não significa falta de engajamento, que precisa ser repensado. A pesquisa é prática e ação integrada”.

Representando a Secretaria do Instituto, Silvia Constâncio deu boas vindas aos alunos presentes. “Tenho certeza que o seminário será um sucesso”. O professo George Kornis acredita que o seminário seja “parte importante do Instituto”. “A prática interdiscente e interdocente auxilia a construção do pensamento crítico que se forma a partir do diálogo”.

O epidemiologista Guilherme Werneck endossou o “empenho e participação” dos estudantes na produção desse seminário. “O evento pode ajudar a ampliar o conhecimento e integrar a produção. A Saúde Coletiva pode crescer e se desenvolver no diálogo entre as diferenças”. “Saber e prática são constitutivas dessa escola”, acrescenta Kenneth Rochel Camargo Jr. “Esse seminário já se inscreveu no calendário das nossas atividades”.

IMG_2064Após a abertura, a doutoranda Bianca Alfano prestou uma emocionante homenagem à professora Marcia Arán, que faleceu em abril deste ano. Psicóloga de formação, Arán foi professora adjunta do IMS, onde coordenou a linha de pesquisa Gênero, Subjetividade e Biopolítica no Centro Latino-Americano de Estudos sobre Sexualidade e Saúde (CLAM). “Ela foi um exemplo pessoal e profissional. Desconheço o aluno que não tenha falado bem da Marcia: será sempre lembrada como uma professora ética, compromissada, atenciosa, generosa e amorosa”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*