Porto Alegre (RS) sediará próxima edição do Seminário Nacional do Projeto Integralidade. O XIII Seminário Nacional de Integralidade em Cuiabá realizado pelo Lappis já abriu passagem para a edição de 2014, que será em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O XIV Seminário Nacional de Integralidade contará com Tatiana Engel Gerardt (SC/UFRGS) na comissão local de organização.
“Me sinto honrada de poder compor a equipe que participará da organização do XIV Seminário e mais ainda de poder sediá-lo em Porto Alegre. Continuar desafiando a todos que compõem o campo da Saúde em vista de uma sociedade cuidadora, é a bandeira de luta do Lappis durante todos esses anos do projeto, e que, a partir de suas edições descentralizadas, tem potencializado as diversidades de grande país que é o Brasil”, afirma Tatiana Gerardt.
Gerardt afirma que “ao produzirmos ciência estamos assumindo um compromisso não só com nossos pares na Universidade, mas também, e principalmente, com a sociedade, sem a qual a ciência perderia seu sentido e sua essência. Cada seminário significa a renovação do compromisso e da responsabilização pelo outro, pelo coletivo. Proporcionar um espaço de discussões que permitem as trocas de saberes e experiências entre a academia, os profissionais, os movimentos sociais e todos envolvidos no SUS, são momentos importantes de enfrentamento dos desafios lançados pelo SUS”.
É este compromisso que a equipe do Lappis tem como norte para a preparação do encontro de 2014.
XII Seminário – O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade foi realizado pelo Lappis, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT), entre 13 e 16 de agosto de 2013, com o tema Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação. A memória desta edição está disponível no hot-site do evento, através da cobertura do evento, com textos, vídeos, podcasts e fotografias. O Lappis também disponibilizou as apresentações usadas por palestrantes em mesas redondas.
Para Tatiana, “o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade proporcionou revisitar o tema “A construção social da demanda por cuidado” por meio de diferentes olhares, tais como o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação, dando a oportunidade de reoxigenar as reflexões que embasam as ações referentes ao espaço público, ao bem público, ao coletivo e a necessidade de se avançar em relação aos problemas latentes do Sistema Único de Saúde”.
A professora ressalta ainda que o XIII Seminário marcou pela apresentação de atividades inovadoras no campo da saúde e que os minicursos, ofertados como atividades pré-seminário, “proporcionaram trocas de saberes e permitiram ampliar os olhares sobre os diferentes temas propostos no próprio seminário. Foi assegurado o diálogo, as trocas de experiências e a renovação de ideias entre todos que se desafiam cotidianamente em construir uma sociedade cuidadora, pelas características ímpares que são os seminários do Lappis”.
Seja o primeiro a comentar