XIII Seminário Integralidade

XIII Seminário Integralidade – Apresentação

layout XIII Seminario - julho 2013_1.jpg

 

 

XIII SEMINÁRIO DO PROJETO INTEGRALIDADE: SABERES E PRÁTICAS NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

 

TEMA: Construção social da demanda por cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação

Coordenação:
Roseni Pinheiro, Julio S. Müller Neto, Maria Angélica 
Spinelli, Fátima Ticianel e Aluisio Gomes da Silva Jr.

 

APRESENTAÇÃO

O XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade acontece entre 13 e 16 de agosto de 2013 e apresenta como tema Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação. Tratase de uma estratégia ético-epistemológico-política de revisitar o debate ocorrido em 2005, no âmbito do V Seminário Nacional do Projeto Integralidade, cuja discussão gerou textos inéditos reunidos em coletânea. Iniciávamos, naquele momento, a pavimentação do solo epistemológico da segunda fase do Projeto Integralidade como eixo estruturante das atividades de pesquisa e ensino do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), certificado, em 2004, como Grupo de Pesquisa do CNPq. 

Nesta edição de 2013, realizada em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT), propomos uma programação dividida em atividades que, na verdade, são complementares. Visamos, com isso, garantir maior integração e intercâmbio de experiências dos diferentes nichos acadêmicos e tecnológicos envolvidos nesta etapa.

A novidade deste ano fica por conta da oferta de Minicursos, a serem realizados em 13 e 14 de agosto, com carga horária de até 8h. Pesquisadores/as de diferentes instituições envolvidas, assim como membros do Lappis, estarão à frente desta iniciativa. Como prática recorrente nos Seminários da Integralidade, em 13 de agosto, acontece uma Ágora, reunindo apoiadores/as institucionais e de humanização da região Centro-Oeste para discutir a temática central do seminário. Já no dia 14, a Conferência Magna Cuidado: Trabalho e Integralidade nas Práticas de Saúde marca a abertura oficial do Seminário, deslocando os debates para uma discussão científica no campo da saúde coletiva. A partir de 15 de agosto, ganham espaço novas atividades, reunindo autores/as e pesquisadores/as para conferências e mesas redondas, com temas de relevância política e acadêmica, transversais à temática central do Seminário.

Ao longo dos dias do XIII Seminário da Integralidade, teremos também a tenda Paulo Freire, da Educação Popular em Saúde, como um espaço de construção compartilhada do conhecimento, permeadas pelas ideias dos círculos de cultura desenvolvidos na pedagogia Freireana. Além disso, estão previstas reuniões técnico-científicas, como a VIII Reunião do Conselho Consultivo e Executivo da BVS Integralidade, como parte do plano de trabalho junto à OPAS/BIREME/OMS e à Rede BVS Brasil do ICICT/FIOCRUZ.

Assim como nas edições anteriores do Seminário da Integralidade, a participação de convidados/as das diferentes regiões do país, visando, com isso, garantir a continuidade do diálogo com pesquisadores/as nacionais do campo da saúde coletiva, integrar funções essenciais de ensino, pesquisa e extensão.

Contamos com a participação de todos/as! 

 

REALIZAÇÃO:

    logo_lappis.jpg logo_ims.png 1.jpg

PROMOÇÃO:

2.jpg 3.jpg   12.jpg  mt.gov.jpg   

 

 

APOIO:
 

Q2.jpgQ1.jpg   Q3.jpg Q4.jpg Q5.pnguniselva.jpg Q6.png 
Q7.jpgsec._cuiaba.jpg    

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*