XIII Seminário notícias

XIII Seminário da Integralidade

mesa_XII_seminario.JPGPesquisadores falam sobre evento, que acontece em agosto

Confira a entrevista concedida pelos pesquisadores do Lappis que integram o Comitê Organizador Local do XIII Seminário da Integralidade, professores Júlio Müller Neto, Fátima Ticianel, Maria Angélica dos Santos Spinelli. O evento este ano acontece em Cuiabá, entre os dias 13 e 16 de agosto, e tem como tema “Construção Social da Demanda por Cuidado – revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe e espaços públicos de participação”. Clique aqui para fazer a sua inscrição gratuita.

BoletIN – O tema do XIII Seminário de Integralidade é “Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e espaços públicos e participação”, que retoma um debate ocorrido na edição de 2005 dos seminários da Integralidade. Como vêem a importância desse debate para as práticas de saúde coletiva e a elaboração de políticas públicas de saúde?
fatima.JPGComitê Organizador Local – Revisitar os temas do direito á saúde, do trabalho em equipe e da participação social é relevante e oportuno, sobretudo quando em uma perspectiva histórica. Será possível analisar como se deu a evolução ou involução destas questões no âmbito do SUS, em especial quando se percebe movimentos para transformar o SUS em plano de saúde pobre para pobres. É uma necessidade do momento e um desafio aos expositores e participantes do próximo seminário do Lappis debater os percalços que ainda impedem o acesso universal, que aumentam a fragmentação e falta de comunicação dos processos de trabalho e das políticas de saúde e transformam a participação em prática formalística.
 
BoletIN – Este ano, o Seminário traz como novidade a realização de minicursos, que vão passear por temas como direito humano à spinelli.jpg saúde, internação involuntária, saúde mental, itinerários terapêuticos, entre outros. Por que a aposta nos minicursos? Qual o diferencial dessa atividade?
Comitê Organizador Local – A aposta nos minicursos atende uma demanda percebida em eventos anteriores por maior diversidade de temas e novos espaços de participação que permitam maior interação comunicativa em pequenos grupos. Além disso, tem o aspecto pedagógico da introdução à discussão de temas complexos e/ou da conjuntura. Com certeza, será um bom “esquenta” para o Seminário.

julio.JPGBoletIN – Como Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso estão se preparando para o evento?
Comitê Organizador Local – A UFMT, por meio do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva (NDS/ISC), coordena e movimenta várias frentes de trabalho para receber o XIII Seminário de Integralidade “Construção Social a Demanda por Cuidado” e seus participantes. Foi constituído o Comitê de Organização Local coordenado por nós três (Nota de Edição: Júlio S.  Müller Neto, professora Maria Angélica dos Santos Spinelli e a pesquisadora Associada do ISC/UFMT, Fátima Ticianel). O Comitê conta com a colaboração decisiva da direção do ISC, das coordenações de curso de graduação e pós-graduação em saúde coletiva e dos alunos do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Outros órgãos da UFMT também estão apoiando a realização do evento como a Fundação Uniselva, a Secretaria de Articulação e Relação Interinstitucional (SARI) e a Pró-Reitoria de Extensão, que disponibiliza bolsas para nossos estagiários. Também obtivemos o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) para financiar algumas atividades relacionadas ao seminário.
O Comitê conta com o apoio de instituições parceiras na realização das diversas atividades: logística, cultura, mobilização, tenda Paulo Freire, divulgação, entre outras. O Seminário será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e os minicursos no espaço da UFMT/ISC. Entre os parceiros, podemos citar o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MT), a Escola de Saúde Pública da SES/MT, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Grupo de Saúde Popular (GSP), os militantes da Educação Popular representados pela ANEPS, Sindicato dos Servidores da Saúde e Meio-ambiente (SISMA).

banner_vert_xiiisem_2.pngBoletIN – Qual a expectativa para o encontro?
Comitê Organizador Local – Um grande evento, com muita mobilização e participação dos atores do SUS: usuários, gestores, trabalhadores, docentes e discentes das diversas instituições para debater e refletir os temas da integralidade e da demanda social por cuidado. Nossa meta é um público estimado em 500 participantes no seminário e 200 em minicursos. Estamos buscando junto à UFMT apoio para transmissão online das palestras e conferências. Com essa tecnologia, amplia-se a possibilidade de participação das pessoas. Acreditamos que a experiência do NDS de cooperação com os movimentos sociais, trabalhadores da saúde e gestão municipal do SUS em temas como controle social, integralidade e redes de atenção e cuidado, planejamento em saúde, desenvolvimento gerencial no SUS, gestão do trabalho e da educação na saúde, trabalho em equipe, contribuirá decisivamente para a organização do evento. Nosso desejo é contribuir para o desenvolvimento social e das pessoas na defesa e compromisso com a saúde pública e com as demandas sociais por cuidado, direito e cidadania. É com muita alegria que recebemos e acolhemos o XIII Seminário do Lappis em Mato Grosso.
 
Serviço:
 
XIII Seminário da Integralidade: Construção Social da Demanda por Cuidado
Onde:Cuiabá (Universidade Federal de Mato Grosso e Hotel Fazenda Mato Grosso)
Quando:de 13 a 16 de agosto
Inscrições gratuitas: https://www.lappis.org.br/site/inscricao-xiii-seminario.html
Confira a página do Seminário: https://www.lappis.org.br/site/eventos/xiiiseminario.html
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*