Não Destacado

Uma semana para a humanização da saúde

Com mais de 580 atividades em todo o país, a Semana Nacional de Humanização, que acontece de 7 a 11 de abril, vai promover a troca de ideias e experiências sobre acolhimento e humanização no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é contemplar e exemplificar a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH): acolhimento com classificação de risco ao invés do atendimento por ordem de chegada, respeitando a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS; gestão participativa e cogestão; clínica ampliada; valorização do trabalhador; defesa dos direitos dos usuários, como a garantia de visita aberta e o direito ao acompanhante, e ambiência, contando com a experiência cotidiana dos trabalhadores para reformas da infraestrutura do serviço de saúde.
 
A PNH foi criada em 2003 para estimular a comunicação entre quem faz e quem precisa de serviços de saúde pública no país, em outras palavras: os gestores, os trabalhadores e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que esses atores sociais possam criar juntos novas relações afetivas e de trabalho, mais acolhedoras e produtivas. E a Semana Nacional de Humanização é uma ótima oportunidade para isso.
 
A programação é composta por oficinas, exposições e eventos culturais variados, estruturados em três eixos temáticos: participação social, gestão e trabalho no SUS.
 

 
LAPPIS participa da Semana da Humanização da Saúde
 
O Hospital Sofia Feldeman parceiro da Rede Multicêntrica de Pesquisa Incubadora da Integralidade participa da Semana da Humanização da Saúde oferecendo um conjunto de atividades durante o período de 7 à 11 de abril de 2014. Visitas técnicas, posteres, rodas de conversas, mostra de vídeos serão alguns dos dispositivos que debaterão temas importantes para humanização da assistência: A integração pesquisa-serviço-comunidade – vivência dos estudantes, profissionais, tutores e preceptores no Programa de Educação pelo Trabalho; boas práticas da assistência ao Parto e Nascimento, Práticas Integrativas, boas práticas para assistência ao parto e o nascimento do RN e Participação e Controle Social.

Outra participação do LAPPIS acontecerá na II Mostra Científica do SUS-Bahia: educando para a saúde e II Congresso Baiano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com a participação de Roseni Pinheiro, coordenadora do LAPPIS nos dias 7 e 8 de maio de 2014. Este evento de caráter multidisciplinar tem como objetivo disseminar o conhecimento técnico-científico gerado no âmbito do SUS-Bahia, com estímulo à reflexão e debate sobre as políticas públicas de saúde e ênfase nos processos formativo. Confira:
http://www.saude.ba.gov.br/eesp/index.php?option=com_content&view=article&id=885&catid=14&Itemid=54
 
As atividades podem ser acompanhadas online, no site da Semana Nacional de Humanização. (http://www.redehumanizasus.net/67486-semana-nacional-de-humanizacao).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*