O planejamento para o Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS) junto à Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – Acre tem sido intenso no Lappis. Na última semana de outubro, uma reunião contou com o apoio de Julio Muller e Fátima Ticianel, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que são validadores do curso.
Um dos principais desafios do CDG SUS em Rio Branco é a discussão da integração das secretarias estadual e municipal de saúde. Para Julio Muller, o curso é uma ótima oportunidade para melhorar esta relação e é importante que os tutores tenham experiência na gestão municipal, pois isto permitirá o aprofundamento dos debates.
Fatima Ticianel ressaltou algumas diferenças entre o curso de Mato Grosso e o atual: primeiro ocorreu no âmbito estadual e agora haverá um maior número de cursos – 10 no total – em um único município. Ela lembrou que um "produto" de cada curso é a Agenda de Educação Permanente e que será importante articular as diferentes agendas ao final do processo.
"A identificação de pontos de encontro e a montagem de uma agenda transversal ao final do processo é fundamental. Ao final dos cursos podemos propor um seminário com representantes eleitos em cada turma,onde seria discutida uma agenda coletiva e se formaria um coletivo de pactuação", sugere Aluisio Gomes (Lappis – ISC/UFF).
Um dos acordos da reunião foi firmar o apoio de um tutor de Mato Grosso no curso piloto, que acontecerá em fevereiro de 2012, e será conduzido pelos aprovados na Oficina dos Tutores, a ser realizada em dezembro de 2011.
Memória – O CDG-SUS foi inicialmente elaborado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, que integra o Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, à luz da política nacional de educação permanente e com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.
Com o êxito do curso no Mato Grosso, buscou-se um processo de transferência de tecnologia do NDS/ISC/UFMT para a realização do curso em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro, em convênio com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cujos executores foram o Lappis, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). O Curso foi aplicado em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro em 2010, com enfoque em temas como política de gestão da saúde do município; informação e planejamento em saúde; o trabalho em equipe e a educação permanente para o fortalecimento gerencial.
Seja o primeiro a comentar