Notícia

Série Parcerias LAPPIS: Octávio Bonet

Octávio Bonet possui graduação em Licenciatura em Antropologia na Universidad Nacional de La Plata (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente, é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde e da Doença – atuando principalmente nos temas corpo, emoções, pessoa, saber médico e diversidade cultural – o trouxe ao LAPPIS. Nesta entrevista, Bonet destaca a importância do intercâmbio entre profissionais e instituições para a área da Saúde Coletiva.

BoletIN – O que pensa sobre a produção do LAPPIS? Gostaria de destacar alguma pesquisa, trabalho ou uma publicação específica?
Octávio –Acredito que o importante da produção do LAPPIS é conseguir criar, propor e/ou impor uma temática para uma problemática da área de saúde (que é a integralidade) e fazer disso uma questão nacional. Isso pode ser percebido nos seminários, na vinda de pessoas de várias instituições do Brasil e também nas produções do LAPPIS. Gostaria de destacar a produção completa, pois todo ano tem uma série de publicações aumentando esta complexidade, criando novas reflexões sobre a temática.

BoletIN – Na sua opinião, qual a importância da pesquisa em Integralidade para a saúde coletiva?
Octávio –É a temática central. Em primeiro lugar, é uma das diretrizes do sistema de saúde. Em seguida, numa questão de importância, é fundamental para fazer uma reavaliação das práticas. A idéia de integralidade tem que ser central para remodelar o sistema e a relação entre as diferentes instâncias entre profissionais e usuários. A pesquisa tem de ser sobre o eixo da integralidade.

BoletIN – Fale sobre a parceria com LAPPIS, como funciona e os benefícios para ambas as partes?
Octávio –Desde o começo, o LAPPIS tem uma “filosofia” de juntar pesquisadores de diferentes áreas de formação. Não só em relação às diferentes áreas, mas de diferentes instituições, o que leva a uma reflexão conjunta com contribuições diferentes, aumentando a criatividade nas produções como eixo fundamental. O importante disso, os benefícios, é que você recebe informações de outros profissionais e instituições. Assim, é possível enxergar o assunto que estava estudando sob outro ângulo, partindo das informações que os demais pesquisadores traçaram.

BoletIN – Planos para o futuro desta parceria? Projetos?
Octávio –Nesses dois dias em que estivemos reunidos, construímos novas parcerias e pretendemos tocar um novo projeto, uma produção. O LAPPIS vem buscando novos caminhos para levar a causa para as parcerias. Estamos trabalhando juntos desde 2001. Todo ano renovamos esta parceria de diferentes formas com participação em bancas, seminários ou pesquisas conjuntas. Isso é muito produtivo para todos nós.
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*