CDGSUS RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro recebe novo curso para tutores do CDG-SUS

“Uma explosão de ideias”. Assim foi definida a segunda versão do Curso de Formação de Tutores para o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), realizado nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no Hotel Novo Mundo (RJ), por Dilian Hill (COSEMS-RJ), aluna dessa etapa. O curso primou pela variedade no perfil dos alunos, agregando profissionais da gestão, serviço e academia.

127

Professora do Instituto de Saúde da Comunidade, do Departamento de Planejamento em Saúde (ISC/UFF), Claudia March afirma ter se interessado pelo curso pela possibilidade de se apropriar da questão do trabalho no serviço público, uma vez que seu foco profissional está localizado na discussão de Políticas Públicas em Saúde nas graduações em Nutrição, Medicina, Farmácia, e na Especialização em Saúde da Família. “O curso é muito interessante, principalmente na forma de abordar o conteúdo. E a troca com outros tutores (ou futuros tutores) proporciona uma diversidade muito grande, agregam nossos conhecimentos, que é fundamental para a nossa formação enquanto profissional que trabalha no cotidiano formando profissionais em saúde”.

126

Vanderlei de Souza Chaves, Secretário de Saúde do Município de Miguel Pereira (RJ), fez o curso como ouvinte e pretende levar à experiência à sua gestão, como reflexão sobre o trabalho local. “O intuito de qualquer capacitação é a mudança. Uma das maiores dificuldades é fazer com que as pessoas mudem. Tem um trabalhador na minha cidade que diz fazer o mesmo trabalho há 30 anos. Se a pessoa não quer mudar, não quer fazer curso, não humaniza o seu trabalho, não moderniza o que faz, vira uma máquina dentro da Secretaria”, disse. “O SUS hoje é um processo que ainda está em construção. É preciso transformar o conteúdo do curso em ação, fazer com que o profissional se torne um agente de mudanças daquilo que aprendeu”.

Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, é possível sentir os efeitos do curso no cotidiano. “Todo esse curso foi elaborado com muita dedicação, temos uma responsabilidade muito grande. Precisamos estar atentos à ideia de continuidade. Esse não é um curso de capacitação comum, há uma interação o tempo todo. Cada um de nós é um educador permanente em potencial”.

134

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*