Notícia

“Raça como categoria social e política: diálogos transatlânticos” é tema de evento no LAPPIS

A Profa. Leny Trad (ISC/UFBA) é a convidada da primeira edição do Ciclo de Conferências, que acontece dia 13/04, às 14h30, no auditório do IMS-UERJ.

 

O Ciclo de Conferências “Raça, Violência e Saúde Coletiva” que está sendo organizado pelo LAPPIS neste ano de 2016 receberá como sua primeira convidada a Profa. Leny Trad do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A pesquisadora buscará problematizar algumas dimensões da produção científica sobre a questão racial, fazendo paralelos sobre a produção norte-americana e a brasileira a partir da análise das particularidades de cada um destes contextos.

Leny Trad irá proferir a conferência “Raça como categoria social e política: diálogos transatlânticos”, temática desenvolvida durante o seu estágio sênior no Department of Black and Latino Studies da Baruch College/CUNY/USA, ao lado da socióloga Vilna Treitler. Há uma discussão sobre as diferentes dimensões a serem exploradas nesta relação entre raça, racismo e saúde, sendo que “as dificuldades e limites na mensuração e na expressão dessa dimensão da questão racial no âmbito das estatísticas oficiais tem implicações claras para a identificação de iniquidades sociais e específicas no campo da saúde”, comenta Leny.

Serão abordadas ainda questões de gênero, de intereseccionalidade, dado que a composição de certos elementos que se tornam fontes de discriminação tem efeitos nefastos em relação à produção de iniquidades e desigualdades, aponta a pesquisadora. Além disso, serão abordadas tais reflexões também sobre a perspectivas de alguns grupos em específicos, como a juventude negra.

Esta primeira edição do Ciclo de Conferências ocorrerá no dia 13 de abril de 2016 (quarta-feira), às 14h30, no Auditório do Instituto de Medicina Social (Pavilhão João Lyra Filho, 7° andar, bloco D – Campus Maracanã). As inscrições serão realizadas no local do evento.

 

Escrito por César Augusto Paro

Publicado: 04 Abril 2016

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*