Notícia

Pesquisadores do Lappis discutem mediação e construção em rede com Paulo Henrique Martins

oficina_paulo_henrique_10.JPGA agenda de oficinas metodológicas do Lappis continuou esta semana com mais um encontro de pesquisadores da rede multicêntrica. Desta vez, com a participação do pesquisador Paulo Henrique Martins,  presidente da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS). Foram dois dias reservados para a construção e o compartilhamento de conceitos em torno da pesquisa “Áreas programáticas estratégicas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, que tem o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

Durante toda a terça-feira, os pesquisadores discutiram noções de mobilização em rede e construção do coletivo,  cidadania e movimentos sociais, mediação e participação. O ponto de partida foi a leitura do texto "Redes Sociales: un nuevo paradigma en el horizonte sociologico", de autoria de Paulo Henrique Martins. Para a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, a oficina permite pensar as redes de saúde diante de uma perspectiva de combate à mercantilização crescente. "E ainda analisar como isso influencia ou mesmo atravessa as práticas do apoio institucional e como repercute na forma como as redes de serviço de saúde se organizam", completa.

oficina_paulo_henrique_1.JPGJá a quarta-feira foi reservada para uma discussão mais operacional do projeto. Mas o principal objetivo da oficina era mesmo provocar uma reflexão em torno dos referenciais teóricos utilizados pelo Lappis. "Isso nos ajuda a fazer um resgate de uma reconciliação entre o trabalhador, o acadêmico e o gestor", diz Roseni.

Paulo Henrique Martins verifica o intenso diálogo que acontece hoje entre Poder Executivo (Ministério da Saúde e órgãos federais e estaduais) e o debate acadêmico. Para ele, essa relação é muito positiva e funciona como uma caixa de ressonância. "Eu vejo a saúde como um campo muito importante para pensar a democratização da sociedade brasileira", atesta.

oficina_com_paulo_henrique_3.JPGA oficina desta semana aconteceu como desdobramento da oficina ocorrida entre os dias 22 e 24 de outubro, que reuniu apoiadores institucionais de diversas regiões do Brasil e contou com a participação do coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH), Gustavo Nunes. O encontro acontece outra vez no Hotel Novo Mundo, no Flamengo. Participaram desta oficina com Paulo Henrique Martins e Roseni Pinheiro, os pesquisadores do Lappis que desenvolvem pesquisas que dialogam mais diretamente com o projeto “Ações Estratégicas para o Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde no SUS”: Felipe Machado, Alda Lacerda, Felipe Asensi, Fábio Hebert, Bárbara Cabral e Tatiana Lopes Coelho. Também estiveram presentes ao encontro Juliana Lofego, Marcelo Mayernik, Rachel Damasceno e Cris Cruz.

No próximo BoletIN, uma entrevista com o professor Paulo Henrique Martins
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*