Notícia

O lugar da saúde na Cúpula dos Povos

cupula.jpgFoi aberta na última sexta-feira, dia 15, a Cúpula dos Povos na Rio + 20, evento que prossegue até o próximo dia 23, no Aterro do Flamengo, reunindo movimentos sociais, ambientalistas, povos originários, comunidades tradicionais e “todos que se oponham à destruição da humanidade pelo capital”, como diz o texto de apresentação do encontro. No primeiro dia, ainda havia um clima de bastidores e montagem das tendas que irão abrigar palestras, debates, conferências, plenárias e atividades culturais. A saúde ganha um espaço próprio intitulado “Saúde, ambiente e sustentabilidade”.

 A Tenda da Saúde é uma articulação da ABRASCO, CEBES e FIOCRUZ (VPAAPS, EPSJV, ENSP e CRIS). Na tarde de hoje, um rico debate trouxe à cena os males do amianto e a luta pelo banimento desse mineral no Brasil. Com o tema “O Futuro que queremos é sem amianto”, contou com a fala emocionada daqueles que perderam parentes vítimas da contaminação por amianto, caso de Esmeraldo Teixeira, morador do município baiano de Bom Jesus da Serra, que hoje é vice-presidente da ABREA  (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), na Bahia. “O amianto mata e mata muita gente no mundo”, disse Esmeraldo, exibindo fotos que comprovam a superexposição da cidade ao amianto.

Para os próximos dias, estão programadas palestras sobre os transgênicos, os impactos do agrotóxico e sustentabilidade, entre outros assuntos. Confira a programação completa do Espaço “Saúde, ambiente e sustentabilidade”, clicando aqui. A tenda fica próxima à pista de skate, acesso pela Rua Silveira Martins / passarela próxima ao Hotel Novo Mundo.

No centro da Cúpula dos Povos, está a defesa dos bens comuns, dos direitos e da justiça. Acesse o site da Cúpula dos Povos para ter acesso a todos os eventos programados para o período nos demais espaços: http://cupuladospovos.org.br/
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*