Notícia

Pesquisa Apoio Institucional: reuniões em Vitória, ES

xalt

A pesquisa Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional segue a todo vapor e, desta vez, duas reuniões aconteceram em Vitória, Espírito Santo, com a participação de integrantes do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis). 

A primeira foi uma reunião técnica de coordenação, realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 4 e 5 de julho de 2013, com a presença da coordenadora geral da pesquisa, Roseni Pinheiro, do gestor de projetos do Lappis, Julio Magro, e dos/as pesquisadores/as Rafael Gomes (UFES), Tatiana Lopes (Hospital Sofia Feldman) e Marina Maria (jornalista do Lappis).

O objetivo deste primeiro momento foi definir aspectos da pesquisa de campo, a partir das experiências de apoio selecionadas pela etapa de convocatória, e planejar atividades futuras, como os encontros loco-regionais previstos para a pesquisa. De acordo com Tatiana Lopes, que além de pesquisadora é também coordenadora adjunta da pesquisa, esta reunião “foi importante para a continuidade das atividades propostas pelo projeto, como a organização de encontros loco-regionais para discussão sobre o tema do Apoio com profissionais, gestores/as e usuários/as”.

Além disso, iniciou-se neste encontro a distribuição das atividades de campo entre os/as pesquisadores/as e a definição de um cronograma de trabalho, analisando aspectos de logística e também metodológicos e conceituais deste processo. “Neste momento, buscaremos explorar a função Apoio nos diferentes arranjos existentes, no cotidiano dos serviços, os efeitos dessas ações no direito à saúde e a integralidade do cuidado prestado aos usuários”, explicou Tatiana, ao apresentar pontos a serem analisados nas próximas etapas da pesquisa.

Já o segundo encontro aconteceu em 10 de julho de 2013, também em Vitória, com a presença de Rafael Gomes, Tatiana Lopes e, desta vez, do pesquisador Fábio Hebert da Silva (UFF). Esta foi uma reunião técnica de planejamento, cabendo aos/às participantes aprofundar algumas definições e encaminhamentos do trabalho de campo, elaborando também materiais necessários para a etapa de coleta de dados e análise.

Desenvolvida pelo Lappis, em parceria com o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAPES/MS), a pesquisa Áreas Programáticas e direito à saúde visa, em linhas gerais, compreender, a partir da análise de diferentes experiências levantadas, os mecanismos de inserção do apoio nas políticas de saúde. Neste sentido, entre os resultados esperados para a pesquisa está o desenvolvimento de metodologias de qualificação e formação profissional para apoiadores/as, trabalhadores/as e gerentes/as que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*