CDGSUS RIO DE JANEIRO

Nova etapa do CDG-SUS é realizada em Silva Jardim (RJ)

altSilva Jardim foi uma das cidades escolhidas no Estado do Rio de Janeiro para aplicação do curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS), aos coordenadores dos programas de Saúde. Iniciada em 11 de abril, essa etapa se estende até o final dessa semana, e está sendo realizada na Escola Estadual Sérvulo Mello.

O curso tem como objetivo despertar a corresponsabilidade com o processo de gestão e de cuidado, colocando o usuário no centro do processo, além de ampliar o conhecimento e identificação de técnicas e procedimentos utilizados na resolução dos problemas. Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental do município, Bruno Santos, que representou Silva Jardim na primeira etapa do curso, a cidade foi escolhida devido à boa cobertura do programa Estratégia Saúde da Família.

alt

A proposta principal do curso é o desenvolvimento das pessoas e das práticas de gestão e do cuidado em saúde que adota perspectivas da ética e da integralidade da atenção, com vistas à construção do perfil e das competências desejadas para os gerentes dos serviços.

Para o secretário de Saúde de Silva Jardim, Genilson Boechat, esta é a oportunidade de agregar mais conhecimento e levar mais qualidade ao SUS da cidade. Boechat apresentou, durante a abertura do evento, a expectativa de que o curso possa colaborar para melhoria do atendimento à população através de profissionais mais qualificados e comprometidos com a humanização dos serviços. "Os 22 alunos apresentaram a expectativa de que o curso contribua para a aquisição de conhecimentos e troca de experiências que possam qualificar o trabalho em suas áreas de atuação no SUS, agregando valor a esta atuação", disseram os tutores Cláudia March Frota de Souza e Adelson Bruno dos Reis Santos.

Curso – O curso foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.

 

Devido ao êxito do curso no Mato Grosso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) firmou convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPESC/Uerj). O Centro tem  Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) como seu executor, para realizar um processo de transferência de tecnologia da UFMT/NDS  para a Uerj, visando a aplicação do CDG em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Silva Jardim, Teresópolis, Volta Redonda, Cantagalo, Areal, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Piraí e Vassouras.

Durante o curso, será enfocado temas como política de gestão da saúde do município; informação e planejamento em saúde; modelos  de tecnoassistências em saúde; o trabalho em equipe e a educação permanente para o fortalecimento gerencial.

alt

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*