Notícia

Madel T. Luz apresenta a saga das Ciências Sociais no campo da Saúde

madelabrasquinhoA professora e pesquisadora Madel T. Luz (IMS/UERJ) apresentou a saga das Ciências Sociais no campo da Saúde no V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas: o contexto histórico, o avanço das biociências e da epidemiologia e o desenvolvimento das questões sociais de saúde-doença no século XX. A exposição foi parte da mesa redonda “O lugar das Ciências Sociais na Saúde Coletiva – Trajetória, Conflitos e desafios”, realizada no dia 18 de abril.

Segundo a ex-presidente da ABRASCO, a industrialização, a ordem social do trabalho e as questões da saúde e do adoecimento dos trabalhadores pautaram a inserção das ciências sociais no campo da saúde. A preocupação com a vida dos trabalhadores e os estudos dos médicos sociais impulsionou essa parceria, além da emergência de uma disciplina clássica das ciências sociais, a Antropologia. “Nesse momento (final do século XIX), a antropologia está pensando na diversidade das culturas e na alteridade – no que as sociedades são diferentes entre si. O estabelecimento da questão da alteridade é uma preocupação importante da antropologia. No que concerne à saúde e doença, em relação à morte e à vida são os sistemas de cura. Os sistemas de cura tradicionais ou não, permanecem ainda uma preocupação clássica da antropologia, tanto que foi citada nesse momento atual como um dos elementos de pesquisa da disciplina antropológica: os ritos e as religiões. Ouvi esses dias que uma preocupação importante da Antropologia na Bahia é o estudo do Candomblé em relação aos rituais de cura”.

O século XX e o desenvolvimento das questões sociais de saúde-doença

No início do século XX, a preocupação com a mudança e a transformação da urbanização com as relações e identidades de grupo, de classes ou gênero, vão tomando o cenário das preocupações das ciências sociais. “A história das doenças e de doentes – narrativas, histórias sobre doenças epidêmicas e crônicas – viram questões de temas de pesquisa e de construção de objetos de pesquisa na História, por volta dos anos 1930-1940. Esse é o meio pelo qual as questões de vida, doença, saúde e morte vão se introduzindo no campo das Ciências Sociais, ao mesmo tempo que aparece outras disciplinas importantes da área – política, demografia e economia (Estado e Políticas de Saúde)”.

Madel T. Luz encerra a apresentação com o desafio atual das Ciências Sociais para o campo da saúde. “A inserção das Ciências Sociais se dá no ensino e na pesquisa médica nas faculdades de Medicina; as questões se colocam por conta dessa inserção tangem à identidade do cientista social nesse campo e no reconhecimento das Ciências Sociais no campo biomédico. Apesar disso, pode-se constatar um grande avanço da produção das Ciências Sociais”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*