Notícia

Livro entre os mais vendidos no Abrascão tem parceria do Lappis

A pluralidade de modos de vida, racionalidades e práticas de saúde estão presentes na coletânea da Cepesc Editora.

O livro “Contexto, parceiros e itinerários na produção do cuidado integral: diversidade e interseções”, da Cepesc Editora, foi lançado no 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiânia, no final de julho. Divulgado nesta semana pela Abrasco Livros, a coletânea está na lista dos mais vendidos do Abrascão 2015.

A publicação reúne trabalhos que trazem a abordagem da integralidade em saúde em contextos onde prevalecem a pluralidade de modos de vida, racionalidades e práticas. Há uma diversidade de argumentos, compreensões, arranjos analíticos e percursos metodológicos presentes, que ultrapassam uma perspectiva interdisciplinar, propondo visão que transita entre múltiplos saberes. Entre os variados ambientes de produção do conhecimento, se destacam os itinerários terapêuticos na busca por cuidado.

lenytrad foto cobertura abrascao 30 07“Foi algo muito gratificante a produção desse livro para todos que estivemos envolvidos. Acredito que a gente está sendo reconhecido nisso e espero que o livro tenha uma repercussão muito significativa”,  alegra-se Leny Trad, uma das organizadoras do livro, professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA.

A pesquisadora acredita que há um interesse crescente nos itinerários terapêuticos, especialmente a partir da produção científica que conta com a contribuição pesquisadores como a professora Tatiana Gerhardt (PPGCol/UFRGS) e outros pesquisadores do Lappis. O tema, segundo ela, “revela a complexidade deste conceito para além de dimensões simbólicas ou de comportamentos individualizados na busca do cuidado, mas como uma perspectiva avaliativa dos próprios serviços e da própria rede”.

Embora os itinerários possam explicar em parte o interesse pela publicação, Leny Trad considera que também é bastante significativa a referência a uma diversidade de contextos e parcerias. Nesta linha, ela destaca como pontos importantes a composição interinstitucional e interregional na organização da coletânea e entre os autores. Além dessa diversidade nacional, o livro traz também autores internacionais que comungam a ideia da articulação entre pesquisa e extensão. Essas colaborações são fruto de parcerias com a Universidade de Grenoble e com a Universidade de Nova Iorque, particularmente com o Health Science Center, do Brooklyn, que atende e desenvolve ações de promoção à saúde voltadas para a populacão negra e latina.

A coletânea é organizada por Leny Alves Bomfim Trad, Maria Salete Bessa Jorge, Roseni Pinheiro, Clarice Santos Mota e Ana Angélica Ribeiro de Meneses e Rocha, e reúne textos de integrantes do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão Comunidade, Família e Saúde (FASA), do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, e de instituições e pesquisadores parceiros, como o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis/IMS/UERJ.

 

Leia também:

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÃO PARA TRABALHOS NO SEMINÁRIO INTEGRALIDADE NO NORDESTE ESTÃO DISPONÍVEIS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*