Notícias - XV Seminário

Programação e inscrição para trabalhos no Seminário Integralidade no Nordeste estão disponíveis

ISC/UFBA reúne em outubro participantes para debates sobre Vulnerabilidade, Direito Universal à Saúde e Mobilização Social.

ISC ufba salvadorA sede da próxima edição do XV Seminário Integralidade será em Salvador, Bahia, nos dias 22 e 23 de outubro. Na programação desta etapa do Seminário multicêntrico o tema dos debates é Vulnerabilidade, Direito Universal à Saúde e Mobilização Social. Também haverá apresentação de trabalhos nas modalidades Comunicação Breve e Poster. Já estão abertas as inscrições e submissão de trabalhos.

“Achamos muito oportuno abrir espaço para submissão de trabalhos para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. E também para relatos críticos de experiências, já que este evento está aberto à toda comunidade”, afirma a professora Leny Trad, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA, uma das organizadoras do XV Seminário Integralidade Região Nordeste. O evento será realizado nos auditórios e salas de aulas da instituição.

A abertura para submissão de trabalhos está disponível até o dia 20 de setembro, em quatro eixos temáticos: 1. Racismo, Discriminação e Universalizacão do Direito à Saúde; 2. Vulnerabilidade, Resiliência e Proteção Social; 3. Cronicidade, Repercussões e Cuidado Integral; 4. Mobilização, Controle Social e Processos Emancipatórios. Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para os endereços eletrônicos conforme instruções em: https://www.lappis.org.br/site/submissão-de-trabalhos-xv-seminário-integralidade-nordeste .

Conheça a programação

O evento marca os 15 anos do grupo de pesquisa FASA – Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Comunidade, Família e Saúde: Contextos, Trajetórias e Políticas Públicas, coordenado pela professora Leny Trad (ISC/UFBA), além dos 15 anos do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis. Ela diz que o Seminário é uma oportunidade de celebrar a própria colaboração que existe há anos entre os dois grupos de pesquisa e considera valioso o esforço de desterritorializacão de ações e eventos que o Lappis vem fazendo. “Poder participar deste componente Nordeste, celebrar esse seminário na nossa casa é uma honra. E ao mesmo tempo é um evento que o FASA articula para comemorar seus 15 anos de existência. Estamos todos bastante mobilizados”, completa.

 A escolha do tema foi combinada entre o FASA e o Lappis, articulando a discussão sobre grupos vulneráveis, a questão do direito à saúde e a perspectiva da mobilização social. “Esses são os três eixos centrais e, dentro da discussão da vulnerabilidade, a gente vai trazer a cronicidade, a questão das doenças com condições crônicas e valorizar nesse componente o processo dos itinerários”, explica Leny Trad. A professora também destaca na programação a mesa sobre mobilização social, que prevê a apresentação de representantes das populações negra e indígena.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*