Notícia

LAPPIS VIII Seminário: pesquisas, responsabilidade e reflexão.

Roseni Pinheiro inicia as atividades do Laboratório e antecipa novidades para o ano de 2008. Uma delas é a data do VIII Seminário do Projeto Integralidade, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.  A coordenadora do LAPPIS ainda ressalta a importância da responsabilidade e convida para uma reflexão sobre os 20 anos de SUS Constitucional no âmbito da integralidade.

 Após o sucesso absoluto do VII Seminário do Projeto Integralidade, o LAPPIS pretende retomar as atividades com iniciativas importantes. Finalizações de projetos e a organização da oitava edição do evento, a ser realizada nos dias 10, 11 e 12 de setembro, são algumas das pautas prometidas por Roseni Pinheiro, coordenadora do Laboratório. “O tema central deste ano será a responsabilidade. O entendimento sobre a noção desse conceito e o que ele impacta, seja na formação, na avaliação, na gestão, enfim, todos os campos que organizam a própria constituição do seminário. Nessa perspectiva, vamos acoplar essa idéia da responsabilidade junto com os 20 anos de SUS Constitucional. A Saúde Pública e Coletiva deve se mobilizar para fazer balanços em torno dessas questões”.
 
Segundo Roseni, o ponto principal da questão é pensar como a idéia de integralidade deve ser tratada nesse contexto de “Sistema Único de Saúde atingindo a maioridade”. “Percebemos que há uma tendência a discutir o tema em uma perspectiva de possibilidades e limites de se garantir o direito à saúde de forma integral. Sem dúvidas, a redução de recursos financeiros é uma questão importante e de discussão inadiável. Contudo, outra questão crucial que temos que tratar para garantir a integralidade é o exercício efetivo e responsável de nossas ações”. A coordenadora acredita ainda que esse é um momento oportuno e auspicioso para “repensar e aumentar a criatividade, de que modo que nós, que sempre lutamos contra a maré tanto na questão de financiamento e recursos, devemos nos organizar para avançar no sentido de implementar um Sistema Único de Saúde da forma mais plena possível pra cada cidadão. Não mais recercear direitos por conta de uma visão, muitas vezes míope, de que temos que nos adequar aos recursos escassos que possuímos. Devemos lutar por mais recursos e fazer a melhor utilização dos que foram conseguidos. Pensar o tema no cotidiano das pessoas e o que significa pra vida delas. Afinal, em que medida os serviços de saúde são permeáveis ao diálogo e, assim como no ensino, as instituições efetivamente se responsabilizam pelos profissionais que formam perante a sociedade que os mantém”.
 
O VIII Seminário dá continuidade às discussões do anterior, apresentando como tema central o “Cuidar do Cuidado: responsabilidade com a integralidade das ações”. Nesse evento, questões concernentes aos eixos do ensino, pesquisa e serviços serão amplamente discutidas, a fim de constituir um solo epistemológico para pesquisas sobre integralidade na atenção e no cuidado em saúde. A versão do Ateliê do Cuidado de 2008 será aberta a todos os participantes, de acordo com os locais a serem realizados. Será lançada a edição dos trabalhos aprovados do seminário anterior, já submetidos e revisados pelo conselho editorial. Para o próximo, será feito o mesmo. “Todos estão convidados. Espero contar com a participação dos que já vieram nas edições anteriores, e aqueles que desejam conhecer o Seminário do Projeto Integralidade. Fiquem atentos ao BoletIN, pois iniciaremos nessa semana a Série Seminário, oferecendo um pouco das idéias dos palestrantes que vão participar do evento”.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*