Sem imagem
Notícia

LAPPIS VIII Seminário: pesquisas, responsabilidade e reflexão.

Roseni Pinheiro inicia as atividades do Laboratório e antecipa novidades para o ano de 2008. Uma delas é a data do VIII Seminário do Projeto Integralidade, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.  A coordenadora do LAPPIS ainda ressalta a importância da responsabilidade e convida para uma reflexão sobre os 20 anos de SUS Constitucional no âmbito da integralidade.

[…]

alt
Notícia

Hospital Sofia Feldman: Abertura de horizontes para a pesquisa e humanização em Saúde

alt“A pesquisa em integralidade significa ‘abertura de horizontes’ para a pesquisa em saúde, pois possibilita pensar e repensar a Saúde Coletiva, desde a formulação de políticas públicas até o fazer cotidiano. Possibilita a aproximação entre o pensamento e sua expressão no agir dos profissionais e usuários da saúde”. Essa é a visão do Grupo do Hospital Sofia Feldman, situado na periferia de Belo Horizonte, como referência de integralidade para uma população de aproximadamente 400 mil pessoas. A maternidade é considerada modelo de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e exemplo de humanização em Saúde.

[…]

alt
Notícia

Tatiana Gerhardt: “As produções do LAPPIS são referência na saúde coletiva sobre integralidade”

 Série Parcerias LAPPIS 

altProfessora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tatiana Gerhardt também é pesquisadora do LAPPIS, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Antropologia Social e Cultural por uma universidade parisiense. Participou recentemente da última edição do Seminário do Projeto Integralidade, em novembro de 2007, destacando a discussão sobre o Cuidado como redes sociais em sua apresentação. “Vemos em toda a produção do grupo a preocupação com a busca de parcerias, intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento e diferentes instituições, que permitem introduzir novas perspectivas para análise da saúde no Brasil, novas formas de pensar e orientar uma prática mais cidadã a partir de interfaces que integrem o cuidado em saúde em prol da integralidade, como potencial na construção de políticas mais justas e solidárias”, diz, ao ser questionada sobre a importância do Laboratório no cenário da Saúde Coletiva. Gerhardt adiantou também que a UFRGS pode desenvolver em Porto Alegre parte do projeto “Práticas Avaliativas e Integralidade na Atenção Básica em Saúde”. Confira a entrevista na íntegra: 

[…]