Boas novas chegam de Juazeiro. O município é o primeiro da Bahia e está entre as 20 cidades brasileiras a receber o maior repasse de recursos destinados ao Programa Saúde na Escola (PSE). A informação foi publicada no site www.saude.gov.br e pode ser encontrada nas Portarias: nº. 524, de 26 de março de 2012 e nº. 3014, de 20 de dezembro de 2011.
De acordo com o site da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), a verba de R$ 355,1 mil já está aprovada e será utilizada durante 1 ano para o desenvolvimento das atividades, como aquisição de insumos em geral materiais de escritório e expediente, equipamentos de informática, compra de balanças, cadernetas de saúde, escovódromo, materiais para exames clínicos e gráficos, dentre outros.
Ainda segundo a Sesau, serão gastos, em média, por mês pelas 53 Equipes de Saúde da Família R$ 29,5 mil. Tendo como público alvo estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais, o PSE faz parte de mais uma política pública intersetorial entre as Secretarias da Saúde e Educação que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
As atividades do PSE já estão sendo incorporadas no calendário das escolas municipais, estaduais e nas Unidades de Saúde da Família. A previsão é que, a partir de maio, a programação seja retomada, com ações diversas: vacinação, palestras para prevenção de doenças, atividades de promoção à saúde, prevenção da hipertensão, dentre outras.
O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.
Fonte: Site da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) / Jornalista responsável: Vânia Castro.
Em tempo: nos próximos dias 7 e 8 de maio, acontece um Seminário de Pesquisa e Extensão, na Univasf, Campus de Petrolina, para marcar oficialmente o lançamento da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco. O evento tem início com a assinatura do Termo de Cooperação entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro da Bahia, que aprofunda as relações de parceria entre essas instituições. Durante dois dias, o grupo vai estar discutindo o processo de pesquisa em saúde e seus desdobramentos. Na abertura, uma Conferência ministrada pela professora Madel Therezinha Luz, com o título: “Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas de Cuidado". Confira matéria e programação completa do Seminário clicando aqui.
Seja o primeiro a comentar