Incubadora LAPPIS Vale

Seminário em Petrolina marca lançamento oficial da Incubadora do Vale

IMG_2525.jpgPara marcar oficialmente o lançamento da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco, acontece entre 7 e 8 de maio um Seminário de Pesquisa na Univasf de Petrolina. O evento tem início com a assinatura do Termo de Cooperação entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro da Bahia, além de uma Conferência com a professora Madel Therezinha Luz, aberta ao público, e lançamento de livros. Durante os dois dias, o grupo estará discutindo o processo de pesquisa em saúde e seus desdobramentos.

Sob a coordenação de Roseni Pinheiro, do Lappis, e da professora Madel Therezinha Luz, na tarde do dia 7, os participantes debaterão a experiência de organização de grupos de pesquisa e de estudos em saúde coletiva. Esse debate prossegue na sexta-feira, 8, com orientações metodológicas para pesquisa sobre itinerários terapêuticos de cuidado em saúde e, por fim, com um planejamento do grupo para direcionamento de prioridades na pesquisa. “A sensação é de contentamento e dever cumprido”, diz Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis.

As experiências concretas no cotidiano das redes de saúde do Vale do Médio São Francisco são a matéria-prima para a criação da Incubadora na região. Mas, para a professora e pesquisadora da Univasf, Bárbara Cabral, o Seminário é um momento essencial, reservado à participação de trabalhadores, gestores, residentes e professores. “Todos dispostos a mergulhar na discussão e experimentação de caminhos possíveis da pesquisa em saúde, indicando-se aí a possibilidade de momentos efervescentes”, diz a professora, ressaltando a riqueza do intercâmbio para todos os envolvidos. “Apostamos na força desse encontro por seu intento de promover aproximações com a experiência de pesquisadoras renomadas na área da Saúde Coletiva, cujas narrativas certamente iluminarão nossos percursos no processo de construção de conhecimento em saúde na região”, acredita Bárbara.

O diálogo é justamente o ponto destacado pelo também professor da Univasf, Alexandre Barreto. “Acredito que essencialmente nos auxiliará na qualificação da produção do conhecimento, através do intercâmbio com a rede de pesquisadores do Lappis, aprofundando aspectos teórico-metodológicos, bem como solidificando nossa contribuição singular neste cenário, produzindo visibilidade”, aposta Alexandre. Cláudio Claudino, coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência da SMS-Juazeiro, diz que a Incubadora é importante porque “fortalece o diálogo entre universidades e o cotidiano das práticas de saúde”.
 
Os próximos passos

O lançamento oficial da Incubadora com a assinatura do termo de Cooperação aprofunda as relações de parceria que se estabeleceram e vêm se fortalecJuazeiro_Incubadora.JPGendo desde meados de 2011 entre o Lappis, a SMS de Juazeiro (BA) e a Univasf. “Nesse período, a gente vem se reunindo e há todo um investimento recíproco no sentido de trazer uma universidade nova para novos pesquisadores numa perspectiva um pouco mais ousada”, resume Roseni. “A participação da professora Madel Therezinha no Seminário reforça essa possibilidade de existirem grupo de pesquisa que se movem por uma discussão ampla sobre saúde coletiva e que gerem redes de formação de direitos humanos”.

Neste momento, o caráter solene do evento, segundo Bárbara Cabral, confere uma institucionalidade importante para a parceria a fim de que se levem adiante projetos de pesquisa, extensão na área de ensino-aprendizagem assentados no mote da construção da integralidade em saúde.Depois do lançamento ofi

cial, a expectativa é que, ainda durante o seminário, se construa uma agenda de trabalho coletiva que, para a professora Bárbara, vai implicar em outros momentos reflexivos e de troca de experiências futuras. Alexandre Barreto acredita que este é o caminho natural do processo. “Como dizem os sábios, mais do que o destino, o importante é o percurso, a prática cotidiana e como a realizamos, e é isto que nos espera pós-Seminário”.

Para Roseni Pinheiro, a expectativa é de integrar o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo desenvolvido em Juazeiro numa rede orgânica de pesquisa e extensão. O Lappis agradece a cada um dos envolvidos na criação da Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco, aos professores da Univasf, Cláudio Claudino, Bárbara Cabral, Alexandre Barreto e Glória Coelho; a todos os residentes; e, principalmente, à Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, ao secretário Ubiratan Pedrosa Moreira e à supervisora do Núcleo de Humanização e Educação Permanente da SMS, Luciana Florintino.
 
Em abril, o BoletIN trouxe uma matéria especial sobre a Incubadora da Integralidade no Vale do São Francisco. Confira e conheça outras experiências das Incubadoras do Lappis acessando a seção Incubadora da Integralidade: Espaço David Capistrano, em nosso site. Na próxima edição, a professora Madel conversa conosco sobre a conferência intitulada “Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas do Cuidado”, que ela profere no Seminário de maio.
 
A PROGRAMAÇÃO

Seminário de Pesquisa Extensão entre grupos de pesquisa do Vale do São Francisco/Univasf e Lappis(IMS/UERJ)

Dia 7:
9h às 9h30 – Abertura com assinatura do Termo de Cooperação entre Lappis(IMS/UERJ)/LEPII/LETRANS/NES(UNIVASF) e Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro da Bahia para criação da Incubadora da Integralidade e Saúde do Vale do São Francisco
9h30 às 11h30 – Conferência: Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas de Cuidado. Com a professora Madel Therezinha Luz
11h30 – Lançamento de livros
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 17h – Experiência de organização de grupos de pesquisa e de estudos em saúde coletiva
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
Dia 8
(Atividade restrita aos grupos de pesquisa)
9h30 às 12h – Orientações metodológicas para pesquisa sobre itinerários terapêuticos de cuidado em saúde
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 17h – Planejamento do grupo para direcionamento de prioridades na pesquisa
Coordenação: Roseni Pinheiro e Madel Therezinha Luz
Local: Auditório da Biblioteca Central da Univasf (Campus de Petrolina-PE-Centro).
Outras informações e inscrições de pesquisadores e grupos de pesquisa: (87) 2101.6866
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*