Notícia

Integralidade em Aracaju

As tendas foram espaços de atividades interativas do seminárioA integralidade foi tema de debates no II Seminário de Integração: Ensino-Serviço em Saúde, ocorrido na Universidade Federal de Sergipe, nos dias 3 e 4 de novembro, com o tema Formação em Saúde: o desafio da construção ativa e democrática do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 700 estudantes e profissionais participaram do evento.

Entre os professores convidados para palestras e rodas de conversas estavam a coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro e a pesquisadora associada Isabel Brasil, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz. Em suas falas, destaque para a integralidade na formação em saúde e como eixo do trabalho em equipe, os valores éticos e políticos na educação dos trabalhadores em Saúde, as estratégias e desafios para fazer acontecer o SUS.

Segundo a assessora técnica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS/SMS Aracaju), Lusivânia de Jesus Borges, uma das organizadoras do evento, a maioria dos trabalhos tinham qualidade e resultados interessantes. Ela destaca as apresentações dos alunos do PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Ministério da Saúde) e também dos Agentes Comunitários de Saúde, que por iniciativa própria inscreveram trabalhos e despertaram entusiasmo dos participantes.

Roseni Pinheiro fala sobre formação em saúde na Roda de ConversaPara Lusivânia Borges, o seminário já colhe seus resultados. "Um dos objetivos do seminário é fazer as pessoas pararem e refletirem sobre suas ações. E isso já resultou na retomada do que é e o que queremos na saúde do SUS Aracaju. A fala da professora Roseni é boa para impactar as pessoas, para pensar nas linhas de cuidado, no usuário… Mas o melhor, para a comissão científica, composta por professores e profissionais de saúde, foi  a valorização das pessoas: era o momento deles!"

Outro ganho está na reflexão do Núcleo de Educação Permanente sobre o planejamento das atividades para 2012. Um dos projetos que deverá ser retomado são as rodas itinerantes, para levar as discussões às unidades de saúde.  As rodas têm uma dinâmica parecida com as apresentadas nos dois espaços de atividades interativas do seminário, a Tenda Paulo Freire e Tenda Anísio Dário, que contaram com o apoio do Núcleo de Projetos Inovadores e Práticas Integrativas, recente na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, em parceria com as da Universidade Federal de Sergipe , Universidade Tiradentes(UNIT), Faculdade de Sergipe(Fase), Pio X e as escolas técnicas de enfermagem de  Aracaju.

Para outras informações, acesse: www.aracaju.se.gov.br/saude/siesa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*