CDGSUS RIO DE JANEIRO

Integração, planejamento e gestão e construção: CDG-SUS chega a Areal (RJ)

Abertura_ArealAprender mais sobre planejamentos e gestão do SUS para contribuir da melhor maneira possível com os usuários foram algumas das expectativas dos alunos do Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS) etapa Areal (RJ). O curso está sendo realizado entre os dias 6 e 20 de maio no Escritório Bar Areal sob a tutoria de Adriana Nunes Chaves e Marcelo de Almeida Mayernyik. A coordenadora do CDG-SUS e do Lappis Roseni Pinheiro e a Secretária de Saúde de Areal (RJ) Eliane Cruz Vieira estiveram presentes na abertura. “Esta é a oportunidade de agregar mais conhecimento e levar mais qualidade ao SUS da nossa cidade”, disse a Secretária.

 O curso conta com 21 alunos da área da saúde, entre ex-Conselheiros de Saúde, Presidente municipal, conselheiro estadual no segmento profissional de saúde e representante da região Centro Sul. “Pretendo aprender mais sobre planejamento e gestão do SUS para aprimorar o meu trabalho e contribuir para um melhor funcionamento do sistema”, afirma a aluna Maria Julia Campos Guerra. Ex-conselheiro de saúde municipal, estadual e representante da Região Centro Sul, Cesar de Lima Gonçalves corrobora com Maria Julia: “Espero alcançar, no final deste curso, a capacidade de contribuir para um SUS mais qualificado e justo”.

Abertura_Areal_2

A apoiadora Ciumara do Carmo Brand demonstra a alegria de estar mais uma vez no CDG-SUS, principalmente na cidade onde trabalha há 11 anos. “Espero que os alunos aproveitem esta oportunidade, pensando a prática, descobrindo sua força como profissional na área da saúde e da importância do trabalho em equipe resultando na mudança ativa, positiva e participativa do cenário da saúde municipal de Areal”.

Para o tutor Marcelo de Almeida Mayernyik, a expectativa é de contribuir para uma “construção pessoal e coletiva” dos profissionais de saúde em Areal, permitindo uma postura pró-ativa e integrada frente às especificidades municipais e regionais, com “foco na necessidade e resolutividade por meio de uma articulação coletiva”. Já a tutora Adriana Chaves Nunes acredita que o CDG-SUS é uma oportunidade para os profissionais refletirem sobre seu processo de trabalho no SUS. “O curso estimula a integração entre gerentes, gestores e usuários. É uma estratégia de educação permanente que potencializa e mobiliza os profissionais envolvidos. Parabéns, Areal, pela iniciativa!”

Curso – O curso foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.

Devido ao êxito do curso no Mato Grosso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) firmou convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPESC/Uerj). O Centro tem  Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) como seu executor e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, para realizar um processo de transferência de tecnologia da UFMT/NDS  para a Uerj, visando a aplicação do CDG em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Silva Jardim, Teresópolis, Volta Redonda, Cantagalo, Areal, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Piraí e Vassouras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*