VI CBCSHS - Notícias

Giro pelo VI CBCSHS no dia 16/11

altDiversas atividades aconteceram no dia 16 de novembro. Os pesquisadores do Lappis e do IMS/Uerj participaram de diversas apresentações que promoveram a circulação e o diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva.

Conheça abaixo algumas das atividades em que o Lappis esteve presente.

Lappis lança livros no VI CBCSHS

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde apresentou, no dia 16 de novembro, três novos livros, produzidos por seus pesquisadores, para a comunidade acadêmico-científica, profissionais da saúde e estudantes presentes no VI CBCSHS. As obras lançadas foram Direito e Saúde: Enfoques InterdisciplinaresApoiando a gestão do SUS em Rio Branco – Acre: a estratégia da incubadora de integralidade no desenvolvimento institucional e Construção social da demanda por cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe, os espaços públicos e a participação. (Para saber mais sobre os livros, clique aqui)

Para Lilian Koifman, uma das autoras do artigo Dispositivos de transformação da formação em saúde: desafios da construção cotidiana e caminhos trilhado, do livro Construção social da demanda por cuidado, a academia vem trabalhando as políticas de formação em saúde e como ela impacta na vida dos profissionais de saúde.”Poder lançar com um Congresso como esse é importante porque se multiplica a circulação de diálogos”.

altProjeto Memória

A história dos 30 anos do campo das ciências sociais e humanas em saúde está sendo contada durante o VI CBCSHS. O acervo, produzido pelo Projeto Memória, reúne imagens e entrevistas em vídeo que dialogam com as atividades do Congresso. Os participantes podem conferir a exposição na Capela Ecumênica, no Teatro Odylo Costa Filho, no Refeitório Universitário e nos 3º, 5º, 7º e 8º andares do Pavilhão João Lyra Filho da Uerj.

altBVS Integralidade em Saúde

Centenas de pessoas estão passando pelo espaço da BVS Integralidade em Saúde, no stand do IMS/Uerj, situado no foyer do Teatro Odylo Costa Filho. No local, está sendo exibido o vídeo BVS Integralidade em Saúde, sendo entregues panfletos e as bibliotecárias da BVS estão apresentando o banco de dados sobre saúde e integralidade. Para Sandra Infurna, bibliotecária do IMS, a repercussão foi muito interessante. “As pessoas estão descobrindo que há uma outra forma de buscar informações através dessa ferramenta. Foi muito importante para a gente estar aqui para divulgar a biblioteca virtual”.

altHésio Cordeiro

A exposição itinerante Permaneçamos Lutando! 1988 – Imagens de um desagravo, uma homenagem da Casa de Oswaldo Cruz/COC/FIOCRUZ ao médico Hésio Cordeiro, está no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Confira no hall do 7º andar, da Uerj, a trajetória de um dos principais artífices da criação do Sistema Único de Saúde/SUS,  figura decisiva para a reforma sanitária brasileira e para a construção do campo social da saúde coletiva.

GT 5 – As Diferenças na Diversidade

Roseni Pinheiro coordenou oGT 5 – As Diferenças na Diversidade: Demandas por Práticas de Integralidade. Na ocasião, foram apresentados trabalhos sobre racismo institucional, saúde indígena, inserção das mulheres surdas no SUS e população prisional.

GT 23 – Humanização da Saúde – Desafios teórico-metodológicos para a humanização da pesquisa em saúde

altA pós-doutoranda do IMS/Uerj, Jaqueline Rodrigues Robaina, apresentou o trabalho “Perfil sócio-democrático de apoiadores do SUS” do GT 23 – Humanização da Saúde – Desafios teórico-metodológicos para a humanização da pesquisa em saúde. Ela apresentou o resultado preliminar do mapeamento dos apoiadores no Brasil.

De acordo com Jaqueline, 324 pessoas que se identificam como apoiadores responderam o questionário.  Destes, 87% são mulheres; 45,5% deles possuem nível superior com especialização; e 15,1% deles estão vinculados ao Ministério da Saúde, 29,3% são de Secretarias Estaduais de Saúde, 44,1% são de Secretarias Municipais de Saúde. Para a pesquisadora: “Torna-se fundamental olhar as relações estabelecidas no cotidiano dos espaços institucionais, identificando os desafios e as estratégias inventadas na atuação dos apoiadores, bem como suas contribuições para a integralidade das ações desenvolvidas”.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*