Notícia

Fórum regional preparatório para o Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia

O Fórum regional preparatório para o Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia – Pré- Alas – tem como finalidade otimizar os debates entre as instituições de ensino da América latina, tendo em vista o enfoque sociológico. Realizado pela primeira vez em Recife, o evento que é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação Joaquim Nabuco, se confunde com a própria história da Sociologia dos países latinos.

O evento se realizou simultaneamente no campus da UFPE e na Fundação Joaquim Nabuco entre os dias 03 e 05 de Novembro e ainda contou com a participação de professores e pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina. Dentre eles, os pesquisadores associados do LAPPIS, Paulo Henrique Martins (membro do comitê executivo da ALAS e coordenador do evento), Alda Lacerda(EPSJV/FIOCRUZ),Madel Luz (IMS/UERJ) e Roseni Pinheiro (coordenadora do Lappis), que integraram respectivamente as mesas de debate “Condições de vida, Governabilidade e Gestão do Social”,“Políticas de identidades e mudanças sócio-institucionais na América Latina”e “Ação Pública, políticas da vida e cotidiano na América Latina”  sessões I e II”.

 
Segundo Roseni Pinheiro o encontro foi bastante produtivo: “ficamos contentes em participar de um evento que considero exitoso, cumprindo seus objetivos. Um bom laboratório para o congresso em 2009 em Buenos Ayres. Com um grupo muito produtivo e colaborativo, contou-se com a presença diferentes pesquisadores latino-americanos, o que propiciou um intercâmbio valioso, entre associações nacionais de sociologia, e os institutos de pesquisa e universidades. Tenho a convicção que contribuímos bastante e aprendemos com os demais paises. Os temas: Ação pública, políticas da vida e cotidiano e Ciência, Tecnologia e produção de saberes na América Latina foram encontros muito ricos, com questões avançadas com experiências muito interessantes, com o Brasil oferecendo uma contribuição inovadora e original”, finaliza a pesquisadora.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*