Notícia

Exposição do Projeto Memória no Seminário Integralidade

CartazXIVSeminarioOs preparativos para o XIV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes  e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde, promovido pelo Lappis em parceria com o Instituto de Investigaciones Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires, seguem a mil por hora. O Seminário, que acontece de 13 a 17 de outubro, será binacional, com atividades em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e na capital argentina, na Universidade de Buenos Aires.

Com o tema “Cultura do Cuidado e o Cuidado na Cultura: Dilemas, Desafios e Avanços para Efetivação da Integralidade em Saúde no Mercosul”, o evento será aberto por uma conferência magna proferida pela professora Madel Luz, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS (PPGCol). Esta sessão será realizada dia 13 de outubro, às 18h, no Salão de Atos da UFGRS. O público também terá a oportunidade de conferir uma exposição exclusiva do Projeto Memória, iniciativa coordenada pelo Lappis, que conta a história das Ciências Sociais e Humanas em Saúde nos últimos 20 anos por meio de imagens e entrevistas.

Documentos, fotografias, vídeos, entrevistas, livros, formam um verdadeiro acervo memorial da Saúde, resgatando informações que podem se complementar de maneira inovadora. Três frentes principais fazem parte do Projeto Memória: as sequências de entrevistas, as imagens dos eventos e os documentos que foram resgatados, desenvolvendo uma “linha do tempo”, para contar uma história cronológica da área. Pequenos fragmentos audiovisuais, aos quais chamamos de “pílulas”, já estão sendo produzidos. Ana Maria Canesqui, Sandra Caponi, Leny Trad, Madel Luz e Nelson Felice Barros foram alguns dos entrevistados para o projeto. Entretanto, outros nomes já estão cotados como os de Regina Marsiglia e Paulette Goldenberg.

O objetivo maior do Projeto Memória é reunir diferentes tipos de linguagens para traçar um panorama histórico que possa ser apresentado e distribuido ao público, materializando de alguma maneira esses acontecimentos passados e, por que não dizer, “imortalizar a informação”;

Martinho Silva, um dos responsáveis pela organização do acervo, citou que uma das propostas de produzir e catalogar essas entrevistas é justamente criar um repertório multimídia e materializar a história: “Muito material já existe, só queremos organizar e criar um acervo rico e cronológico. Outro ponto importante é reunir 20 anos até o momento ganhando materialidade, vida. Essa é a proposta principal das entrevistas, da união e organização das fotografias produzidas durante todo esse tempo”, disse.

 

As inscrições para o XIV Seminário Integralidade e para os minicursos que serão oferecidos gratuitamente durante todo o evento,  poderão ser feitas a partir de Agosto, aqui no site do Lappis. Certificados de participação serão emitidos mediante comprovação em lista de presença.

Confira a programação completa! 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*