Notícia

LAPPIS apresenta trabalho na ONU sobre Direito à Saúde e Desinformação

O LAPPIS marcou presença no Fórum Social do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em Genebra, Suíça. O integrante do grupo de pesquisa, Iago Marafina, desempenhou um papel fundamental ao participar das discussões e organizar o evento intitulado “O Direito à Saúde e a Desinformação: Alavancando Tecnologias Sociais nos Sistemas de Saúde para Combater Informações Falsas”.

O evento, cujo tema foi “A contribuição da ciência, tecnologia e inovação para a promoção dos direitos humanos, incluindo no contexto da recuperação pós-pandemia”, destacou-se como um importante marco para a discussão da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao abordar questões cruciais relacionadas à saúde pública e à disseminação de informações confiáveis, o trabalho apresentado pelo LAPPIS proporcionou insights valiosos sobre como as tecnologias sociais podem ser empregadas nos sistemas de saúde para enfrentar a desinformação e promover o acesso equitativo à saúde enquanto direito humano. Durante o evento, foram discutidas estratégias e abordagens inovadoras para enfrentar os desafios impostos pela desinformação em saúde, especialmente em um contexto pós-pandemia.

Iago Marafina enfatizou a importância de fortalecer a colaboração entre diferentes setores, incluindo governos, sociedade civil e setor privado, para garantir que as tecnologias sociais sejam utilizadas de maneira eficaz na promoção do direito à saúde e no combate à disseminação de informações falsas. O trabalho apresentado pelo grupo de pesquisa LAPPIS reflete o compromisso contínuo com a promoção dos direitos humanos, em particular o direito à saúde, e destaca a importância da inovação e colaboração na busca por soluções sustentáveis para os desafios globais de saúde pública e coletiva, garantindo a integralidade do cuidado. 

Na íntegra: 

https://webtv.un.org/en/asset/k15/k154t3ap8w

Confira a programação completa do evento: 

https://www.ohchr.org/en/events/forums/2023/2023-social-forum