Notícia

INTEGRALIDADE, CULTURA E CUIDADO

XIV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes  e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde acontece de 13 a 17 de outubro.

CartazXIVSeminarioEstão a todo vapor os preparativos para o XIV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes  e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde, promovido pelo Lappis em parceria com o Instituto de Investigaciones Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires. Este ano, o XIV Seminário Integralidade, que acontece de 13 a 17 de outubro, será binacional, com atividades em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e na capital argentina, na Universidade de Buenos Aires.

Com o tema “Cultura do Cuidado e o Cuidado na Cultura: Dilemas, Desafios e Avanços para Efetivação da Integralidade em Saúde no Mercosul”, o evento será aberto pela conferência magna proferida pela professora Madel Luz, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS (PPGCol). A sessão será realizada dia 13 de outubro, às 18h, no Salão de Atos da UFGRS. Em seguida, o público – são esperados 500 participantes em cada cidade – poderá conferir uma exposição do Projeto Memória. A iniciativa, coordenada pelo Lappis, conta a história das Ciências Sociais e Humanas em Saúde nos últimos 20 anos por meio de imagens e entrevistas.

“Nesta XIV edição, o Seminário Integralidade avança em seu compromisso na produção de conhecimento acerca do tema, ao trazer para o debate pesquisadores dos demais países da América Latina. Acreditamos que esta integração é fundamental para melhor entendermos a cultura do cuidado em nossa sociedade e promovermos, assim, estratégias e políticas mais eficazes para a efetivaçao do integralidade do cuidado como direito humano à saude  saúde pública”, apresenta a coordenadora do Lappis, a pesquisadora Roseni Pinheiro.

A programação têm início na manhã de 13 de outubro, com quatro atividades pré-congresso. Dentre elas estão nove minicursos: Direito Humano à Saúde: revisitando o conceito teórico do cuidado como valor na cultura; Internação involuntária: aspectos teóricos, conceituais e prática na avaliação psiquiátrica; Itinerários terapêuticos e trajetórias de cuidado: contribuições para projetos terapêuticos e avaliação do cuidado em Saúde; Formação, redes e integralidade do cuidado nas fronteiras; Apoio Institucional; Cultura do corpo; Violência, educação e jovens; Estudos rurais e Saúde: compartilhando teoria e método; Comunicação, Educação e Saúde. Os minicursos serão realizados em

dois turnos, de 8h ao meio-dia e de 13h30 às 17h30.

 

Nos dias seguintes, mesas redondas e debates vão abordar temas como Apoio Institucional; formação e redes em integralidade; direito, ética e cultura; direitos humanos e saúde; formação em Saúde Coletiva e Integralidade, corpo, direito e integralidade; e as perspectivas do cuidado e da Integralidade em Saúde na América Latina. Um dos destaques da programação é a apresentação dos vídeos que registram a experiência das etapas devolutivas da Pesquisa Apoio – Áreas Programáticas e Direito à Saúde: Construção da Integralidade no Contexto do Apoio Institucional.

A decisão de realizar o XIV Seminário Integralidade em Porto Alegre e em Buenos Aires foi tomada na edição anterior do evento, em Cuiabá. Na ocasião, a pesquisadora do Lappis, na UFRGS, Tatiana Engel Gerardt, que integra a comissão local de organização do seminário, ressaltou a importância da iniciativa. “Me sinto honrada de poder compor a equipe que participará da organização do XIV Seminário e mais ainda de poder sediá-lo em Porto Alegre. Continuar desafiando a todos que compõem o campo da Saúde em vista de uma sociedade cuidadora, é a bandeira de luta do Lappis durante todos esses anos do projeto, e que, a partir de suas edições descentralizadas, tem potencializado as diversidades de grande país que é o Brasil”, afirmou.

As inscrições para o XIV Seminário Integralidade e para os minicursos são gratuitas e poderão ser feitas a partir de agosto, no site do Lappis, que em breve disponibilizará a programação completa do evento. Certificados de participação serão emitidos mediante comprovação em lista de presença.

Programação binacional

No Brasil, o XIV Seminário Integralidade ocupará a sede da UFRGS, em Porto Alegre, nos dias 13, 14 e 15 de outubro – neste último dia terá início a programação em Buenos Aires, Argentina, com atividades até 17 de outubro. A primeira etapa promoverá o debate em torno de três mesas redondas: Apoio Institucional e Fortalecimento da Capacidade de Gestão Municipal: Desafios e Avanços; Formação, Redes e Integralidade do Cuidado: de que cultura estamos falando?; e Direito, Ética e Cultura: desafios das diversidades humanas e da integralidade do cuidado para a gestão em saúde. O evento também será oportunidade para a realização da VII Reunião da BVS Integralidade, que promoverá o encontro entre bibliotecários locais no dia 14, de 13h30 às 17h30.

Em Buenos Aires, o XIV Seminário Integralidade terá início em 15 de outubro, junto ao evento XI Jornadas Internacionales de Debate Interdisciplinario del Área de Salud y Población. “A integração entre os dois eventos é uma autêntica interdisciplinarização interinstitucional. Uma inovação epistemológica na forma de se pensar a cultura e a cultura do cuidado”, avalia Roseni.

Neste primeiro dia, 9h às 18h, o público poderá participar de uma série de mesas e debates. Às 19h, mesa de abertura Cuidado e Integralidad en Salud: balances y perspectivas em América Latina, coordenada pela pesquisadora Ana Lía Kornblit, da Universidade de Buenos Aires, receberá a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, o representante do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Dario Pasche, e os pesquisadores argentinos Rodolfo Gómez Ponce de León e Pablo Francisco Di Leo.

No dia 16 de outubro serão realizadas quatro mesas-redondas: Direitos Humanos a Saúde e Territórios Pós Coloniais; Incubadoras de Integralidade: Princípios, Estratégias e Horizontes; Formação em Saúde Coletiva e Integralidade; e Corpo, Direito e Integralidade: Interseções em torno da Especificidade do Humano nas Demandas por Cuidado: as Deficiências, a Etnia e as Pessoas Privadas de Liberdade. Além disso, em Buenos Aires, a programação contará com sessões simultâneas de comunicações coordenadas que, após avaliação de pareceristas dos dois países, poderão compor a publicação bilíngue sobre o XIV Seminário Integralidade.

O encerramento do XIV Seminário Integralidade está previsto para às 19h, com o coquetel de lançamento de um livro que reunirá artigos elaborados por participantes do evento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*