Incubadora

Incubadora da Integralidade: Espaço David Capistrano

Esta seção pretende, ao tornar-se um espaço de divulgação de notícias e reportagens ligadas às casas de parto e à saúde mental, homenageando David Capistrano. Sempre preocupado com a humanização da assistência, foi responsável pela criação da primeira Casa de Parto e novas formas de pensar a saúde mental. Ações estas, coerentes com os princípios da Integralidade, em defesa da vida e do direito dos cidadãos.

“O combate por um novo sistema de saúde no Brasil é também um combate pela gestação de uma nova cultura sanitária. É uma batalha institucional e, ao mesmo tempo, uma batalha política e de ideias”

David Capistrano

 

Médico e mestre em saúde coletiva, David Capistrano da Costa Filho viveu 52 anos com empenho e determinação. Foi líder de movimento estudantil nos anos negros da ditadura e prefeito de Santos. Teve uma carreira política e profissional de sucesso. Sua participação constante nas Conferências Nacionais de Saúde o destacou nacionalmente pelo seu caráter inovador de pensar a saúde. “Temos uma dívida muito grande com os desassistidos e eles têm pressa”. Assim, sua importância na saúde pública se dá principalmente por ter sido um dos colaboradores para a ‘criação’ do SUS e, também, pelo seu extraordinário desempenho como secretário municipal de saúde destas cidades.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*